Mais de 150 sepulturas vandalizadas em três cemitérios do concelho de Abrantes

0

Segundo a Rádio Antena Livre, mais de 150 campas foram vandalizadas na noite de domingo, dia 2 de março, e madrugada de dia 3, e furtadas de todos os objetos de metal que continham.

A GNR de Abrantes confirmou as ocorrências e disse ter tomado conhecimento na segunda-feira, dia 3 de março. Os furtos tiveram lugar no cemitério de Arreciadas e no de S. Facundo e de Vale das Mós.

No cemitério de Arreciadas, na União de Freguesias de S. Miguel do Rio Torto e Rossio ao Sul do Tejo, foram 60 campas vandalizadas. Segundo o presidente da Junta tudo indica que foi para roubar tudo o que fosse metal de cima das campas e, à pressa, danificaram muitas pedras de muitas sepulturas”. A população ficou “bastante revoltada com a situação.

Situação idêntica aconteceu, na área da Freguesia, “há cerca de um ano, no cemitério de Bicas, mas não com esta dimensão”, disse o presidente da Câmara, Luís Valamatos.

Em S. Facundo, segundo a mesma fonte, foram entre 50 a 60 campas que viram os seus artigos de metal furtados e 50 campas no cemitério de Vale das Mós. O presidente da junta confirmou que muitas das sepulturas tinham sido danificadas, “principalmente as que tinham Santos nas lápides. Tudo o que tinha valor… os Cristos mais antigos, levaram-nos todos e até coisas de mais valor”.

A GNR tem em curso as investigações para chegar aos objetos e aos autores dos furtos. Contudo, é necessário que os proprietários das campas visadas, apresentem queixa ou não, devem deixar registados os objetos furtados. As próprias Juntas de Freguesia também poderão ajudar na participação dos furtos, mas ainda não estão na posse da lista dos objetos furtados.

 

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.