Apresentação do livro OMIRI – Beira Litoral e Ribatejo Pombal, Alcanena e Tomar

No Complexo Cultural da Levada de Tomar (Moinho da Ordem)

0 317

cartaza3 livro omiri tomar v3 page0001As músicas e as paisagens sonoras da tradição rural de Pombal, no distrito de Leiria, e de Alcanena e Tomar, no distrito de Santarém, inspiraram o novo projeto de Omiri, de nome “Beira Litoral e Ribatejo Vol.1 Pombal Alcanena e Tomar”.

A ideia foi desenvolvida nos últimos meses, com gravações vídeo e áudio e deu origem a três espetáculos originais, criados pelo músico, compositor e produtor de Omiri, Vasco Ribeiro Casais.

Em Pombal, foi captado o tear de Maria das Mantas, as mulheres do bracejo da Ilha, os moinhos das Cassinheiras e os tanoeiros de Matos da Ranha.

Em Alcanena, a indústria dos costumes, os fabricantes de vassouras, os teares de Minde e o toque das pinhas da Serra de Santo António são o foco do espetáculo.

Em Tomar, a criação conta com os almudes e tréculas dos ranchos folclóricos, sons da olaria e o contador de histórias de Cem Soldos.

Segundo a organização o projeto surgiu com o objetivo de “misturar num só espetáculo práticas musicais já esquecidas”, combinando “formas e músicas da nossa tradição rural com a linguagem da cultura urbana”.
O espetáculo cruza música, dança, vídeo, eletrónica e instrumentos, como a viola braguesa, a gaita-de-foles, o bouzouki ou o nyckelharpa.

 

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento
Pode Ser do seu interesse

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.