O terceiro filme de Chico Noras, «O Procedimento», uma comédia negra bastante dramática, que satiriza a questão da eutanásia, fará a sua estreia canadiana no 29.º Fantasia International Film Festival, que se encontra a decorrer em Montreal (Canadá) até 3 de agosto de 2025.
Esta curta-metragem, uma produção FLESH512, rodada na cidade de Santarém, é protagonizada por Paula Só, que contracena com Eunice Correia, Pedro Martinho e Teresa Vaz. O argumento é da autoria de Rafael Traquino e Chico Noras, Nuno Martini assina a fotografia, a composição musical é de Timóteo de Azevedo e a direção de arte é de Cátia Santos.
Conta com o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual, da Câmara Municipal de Santarém e da União de Freguesias da Cidade de Santarém.
Numa realidade não muito distante, a morte assistida é procedimento moralmente aceite, introduzido com naturalidade no nosso dia-a-dia. Quando a lógica hipercapitalista é a única moral, oque fazer quando uma pessoa deixa de produzir? Bem, se não se fatura, mais vale morrer. Maria Eugénia, reformada, tem a sua morte agendada há vários anos. Mas será que se preparou devidamente para o procedimento?
Francisco Noras, é conhecido por Chico Noras, realizador português natural de Santarém, que tem vindo a destacar-se no cinema de género — especialmente terror e comédia negra. Esta curta-metragem de Chico Noras tem ganho vários prémios em diversos festivais de cinema a nível nacional e internacional.