Aguarelas de Joana Aaltonen em exposição a partir de 13 de maio

Na Galeria Maria de Lourdes de Mello e Castro, na Escola Jácome Ratton, em Tomar.

0 269

No dia 13 de maio próximo, pelas 18h00, na Galeria Maria de Lourdes de Mello e Castro, na Escola Jácome Ratton, sede do Agrupamento de Escolas Templários, a exposição ILUSTRAÇÕES de Joana Aaltonen integrada no Plano Nacional das Artes.

janela mais antiga cortada
Janela mais antiga cortada

Esta exposição apresenta duas dezenas e meia de trabalhos da autora elaborados propositadamente para a ilustração do manual da nova disciplina do 1º Ciclo do Ensino Básico em vigor no Agrupamento de Escolas Templários, “História e Tradições de Tomar”, da autoria de Carlos Trincão.

Dada a temática e o fim para que foram criadas, a Direção do Agrupamento fez questão que o Ciclo de Exposições acolhesse as aguarelas na Galeria Maria de Lourdes de Mello e Castro.

Nesta exposição, a que deu o título “Ilustrações”, poder-se-á constatar o cuidado da autora em criar ilustrações com traço facilmente assimilável por crianças a quem os conteúdos são dirigidos.

Também a Câmara Municipal entendeu que os trabalhos fossem objeto de uma outra exposição por altura da abertura do ano letivo 2022/23, na Biblioteca Municipal António Cartaxo da Fonseca, coincidindo com a distribuição dos manuais, a cargo da Autarquia.

iri mortaSobre a autora:

Joana Trincão Aaltonen – nasceu em Coimbra, a 26 de abril de 1986. Cresceu em Tomar e sempre foi uma apaixonada pelas Artes.  Estudou Música na Escola de Música Canto Firme, Associação de Cultura de Tomar, e fez parte do Coro Adulto dessa Associação Cultural.

Frequentou o Curso de Artes da Escola Secundária Santa Maria do Olival. Com amigos e colegas do Instituto Politécnico de Tomar, enquanto frequentava respetivo Curso de Conservação e Restauro, fez parte, em 2008, do PROJECTO GALERIA NÓMADA, onde expôs desenhos seus.

Em 2003, desenhou e ilustrou o livro destinado a crianças, “Pelos caminhos dos Tabuleiros”, de Lisete Conceição, numa edição patrocinada pela Comissão da Festa dos Tabuleiros desse ano.

Participou na ilustração do livro de poesia “Tomar, um Rio de Vida “, de Graça Arrimar”.

Vive em Tampere, Finlândia, desde 2011, onde constituiu família.

Faz trabalhos em aguarela, tinta acrílica, pintura em vidro e técnica mista. É a Autora das capas dos livros de Carlos Trincão: “A Festa é um romance”, “Âmbar” e “Iria, uma fantasia visigótica”.

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento
Pode Ser do seu interesse

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.