Site icon Jornal O Templário

Conversas com peregrinos e apresentação de livro sobre Caminhos de Santiago no Convento de Cristo

Caminhos de Santiago Vieira Estilizada
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

No âmbito do Ano Jacobeu dos Caminhos de Santiago, vai decorrer no próximo dia 19 de novembro, sexta-feira, pelas 18 horas, na sala multiusos do Convento de Cristo, a iniciativa “Conversas com peregrinos”, numa iniciativa conjunta daquele monumento e do Município de Tomar, aberta a todos os interessados, que se insere igualmente num conjunto mais vasto de atividades intitulado “O Caminho Português de Santiago passa por Tomar”.

Inclui-se neste evento a apresentação do livro “Nunca pares”, obra de Emanuel Mendes dedicada aos caminhos de Santiago e também de Fátima. O livro retrata uma série de caminhos de peregrinação que foram calcorreados pelo seu autor, o qual, ao longo de diversos capítulos, descreve como surgiu a ideia de os percorrer, com uma breve abordagem histórica à simbologia associada aos Caminhos de Santiago, o planeamento necessário e os ensinamentos aprendidos.

Cada um dos caminhos feitos é descrito em forma de diário de viagem, abordando o Caminho Central Português, primeiro que foi realizado pelo autor e de que Tomar é uma das importantes etapas, mas também o circuito Tomar – Fátima – Santiago de Compostela – Muxia – Fisterra. São ainda abordados, de Santiago, o Caminho Português pela Costa e o Caminho Francês, bem como os caminhos para Fátima a partir de Lisboa, Porto e Aveiro.

Nascido em Lisboa em 1979, Emanuel Mendes é atualmente piloto de linha aérea, depois de uma carreira militar na Marinha e posteriormente na Polícia Marítima. Curiosamente, foi ao descobrir, em 2016, os Caminhos de Santiago, que, ao pôr em prática uma viagem no seu sentido mais simples, percebeu melhor o sentido profundo dessa e das futuras viagens a um tempo terrenas e espirituais.

O acesso dos participantes será feito pela zona norte do Convento de Cristo (lado do estacionamento de autocarros), sendo e entrada gratuita mas sujeita à capacidade do espaço de acordo com as regras da DGS.

Advertisements
 
 
   
Exit mobile version