Pilar del Río vai estar hoje na Azinhaga (Golegã) para apresentação do livro de Ana Mota “Às Dez Atrás da Igreja”. A Fundação José Saramago, na Azinhaga, vai hoje sábado dia 25 de outubro, às 16h00, a apresentação do livro “Às Dez Atrás da Igreja”, da autora Ana Mota, natural desta aldeia ribatejana.
A sessão, com entrada livre, conta com a presença especial de Pilar del Río, presidente da Fundação José Saramago e autora do prefácio da obra. A apresentação estará a cargo de José Miguel Noras e a edição é da Junta de Freguesia da Azinhaga.
A participação de Pilar del Río reveste-se de particular simbolismo, marcando um momento de encontro entre duas gerações literárias ligadas à mesma terra. Nas palavras da própria, “colocarei o teu “Às Dez Atrás da Igreja” junto às “Pequenas Memórias” de José Saramago e saberei, ao vê-los, que ambos sustêm o mundo, o mundo em que quero habitar sempre, porque é feito de verdade”.
Refira-se que, “Às Dez Atrás da Igreja” é o primeiro livro de Ana Mota, reunindo histórias reais e ficcionadas que têm origem na Azinhaga e exploram temas como raízes, memória e identidade. Com uma escrita marcada pela ternura, ironia e lucidez, a autora retrata o mundo rural contemporâneo e as suas personagens, num registo que reflete também o estilo que a tornou conhecida através da página Unicórnio no Campo.
