O Museu José Malhoa vai inaugurar a Exposição Temporária “Maria de Lourdes de Mello e Castro: uma esplêndida lição”, com curadoria de Sofia Bandeira Duarte, a ter lugar amanhã sábado, dia 24 de maio de 2025, pelas 17h, no Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha.
Maria de Lourdes de Mello e Castro (1903–1996) foi uma pintora naturalista portuguesa, reconhecida como uma das principais artistas do século XX em Portugal. Nascida em Tomar a 24 de outubro de 1903, proveniente de uma família de nobreza rural, foi discípula do pintor José Malhoa, o que influenciou significativamente a sua formação artística
A sua obra insere-se na corrente estética do naturalismo, com especial atenção à representação da vida quotidiana e da paisagem portuguesa. Entre os seus trabalhos mais conhecidos está A Vendedeira de Laranjas (1929), uma pintura que retrata uma mulher do povo com expressão calorosa, atualmente exposta no Museu de José Malhoa.
Maria de Lourdes de Mello e Castro teve uma carreira ativa, com diversas exposições em Portugal. Uma exposição retrospetiva da sua obra foi organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian, destacando a sua importância como última discípula de José Malhoa.