Tomar ganhou hoje mais um núcleo museológico

A antiga Fundição Tomarense

0 545

IMG 8133Foi inaugurado ao final da tarde de hoje, o Núcleo Museológico da Fundição Tomarense, um projeto da responsabilidade do Município de Tomar, que surgiu na continuação das ações de reabilitação e requalificação do Complexo Cultural da Levada de Tomar, enquanto equipamento cultural e turístico.

Este núcleo apresenta uma exposição de longa duração, composta por equipamentos, ferramentas e utensílios que marcaram as atividades realizadas nas oficinas de fundição, serralharia e rebarbagem que funcionaram naquele espaço.

IMG 8131

Com o salão multiusos do Complexo da Levada cheio, a presidente da Câmara de Tomar, presidiu à cerimónia de inauguração e deu a conhecer os principais objetivos deste projeto, que  se assume como núcleo museológico e museográfico como um trabalho direcionado para a salvaguarda e preservação da memória material e imaterial deste equipamento industrial, desenvolvido em conjunto com a participação da família Cotralha, proprietária da extinta empresa, e com o inestimável contributo de alguns antigos funcionários.

IMG 8143

Seguiu-se uma visita ao espaço da fundição tomarense, onde vários antigos funcionários deram a conhecer o seu percurso aqui, como trabalhadores, e o processo de fundir o ferro e transformá-lo em peças, que vão desde gradeamentos trabalhados para varandas, candeeiros, rodas,  carroças, tampas para os esgotos da cidade e tantos outros objetos, que se encontram em exposição.

Num momento divertido, os antigos funcionários interpretaram uma breve encenação de um dia de trabalho na fundição, onde a partilha do farnel e do «copinho de vinho» não faltava, após um duro dia de trabalho.

IMG 8156

O Núcleo Museológico da Fundição Tomarense  é composto  pelo espaço da serralharia e fundição, compreendendo diferentes  ciclos de preparação, produção  e acabamento do ferro, tais como:

1 –  Introdução /contextualização histórica, IMG 8164Fundição Tomarense

2 – Forno Cublilot ou Forno de Cúpula

3 – Preparação de areias/crivagem

4 – Preparação  dos moldes e caixas de moldação

5 – Estufa e Lagar de  Martim Telles

6 – Acabamento dos moldes executados, Oficina de rebarbagem

7 – Forja

8 – Maquinaria

9 – Lagar do Secretário

10 – Escritório

A Fundição Tomarense será mais um espaço com uma programação própria, vai estar aberta ao público de terça-feira a domingo, durante o período de inverno (de outubro a março), das 10 às 12 e das 14 às 17 horas, e durante o período de verão (de abril a setembro), das 10 às 13 e das 14 às 18 horas. A visita é gratuita.

IMG 8168

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.