Site icon Jornal O Templário

Elite Cup abre época no hóquei nacional com cartaz de gala em Tomar

368023523 572559835073493 2183366268724915039 n
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

FC Porto (masculino) e Benfica (feminino) voltam a Tomar para defender os títulos conquistados na época anterior. As competições decorrem em setembro e outubro, respetivamente, com as maiores potências da modalidade presentes na “catedral” do hóquei em patins nacional.

A conferência de Imprensa de apresentação da 7.ª edição da Elite Cup, a primeira competição oficial do calendário competitivo do hóquei em patins português na época 2023/24, realizou-se esta quinta-feira, em Tomar. Presentes, no Hotel dos Templários, local onde foi realizada a cerimónia, estiveram a Presidente da Câmara Municipal de Tomar, Anabela Freitas; o Presidente da Federação de Patinagem de Portugal, Luís Sénica; o Presidente da Associação Nacional de Clubes de Patinagem, Joaquim Sousa Ribeiro; e diretor do Record, Bernardo Ribeiro.

Dirigentes e jogadores das oito equipas masculinas (Benfica, Sporting, Óquei de Barcelos, FC Porto, Oliveirense, Valongo, Sp. Tomar e Hóquei Clube de Braga) e dos quatro conjuntos femininos (Benfica, Turquel, CA Feira e Stuart HC Massamá) que vão participar na Elite Cup Tomar 2023 by Auditiv abrilhantaram a sala onde decorreu o sorteio, com os próprios atletas a tirarem as bolas que definiram os primeiros jogos de ambas as competições.

A prova masculina, que terá o FC Porto a defender o título conquistado há um ano, decorre nos dias 15,16 e 17 de setembro, enquanto a Final Four feminina, cujo vencedor em título é o Benfica, irá disputar-se nos dias 7 e 8 de outubro. As provas realizam-se pelo terceiro ano consecutivo na cidade templária, mais precisamente no Pavilhão Municipal Cidade de Tomar.

Anabela Freitas, Presidente da Câmara Municipal de Tomar na sua intervenção referiu “O que mais conta, para mim, não é retorno económico desta atividade, mas sim o que estas competições deixam nas crianças e nos jovens desta cidade. O desporto ajuda a formar cidadãos. O País é demasiado centralista, portanto, aquilo que são os eventos desportivos devem sair da capital, porque só assim é que mais tarde podemos colher frutos.”

Por sua vez, Luís Sénica, Presidente da Federação de Patinagem de Portugal disse “Espero que, independentemente de se realizar em Tomar ou não, a competição feminina tenha vindo para ficar. Desejo que as coisas corram dentro da normalidade, porque lembrem-se que tudo o que acontece na pista tem uma repercussão enorme fora dela, porque o hóquei ‘vende’, tem muito espaço em Portugal.”

Joaquim Sousa Ribeiro, Presidente da Associação Nacional de Clubes de Patinagem adiantou que “Vamos ter uma novidade este ano que é a introdução do vídeo-árbitro na competição masculina. E será também a primeira vez em que entram em ação algumas regras que já foram introduzidas. Obrigado a todos os que contribuem para a organização e promoção desta prova.”

A fechar, Bernardo Ribeiro, Diretor do Record afirmou que “É tudo positivo neste torneio, porque estão aqui as melhores equipas portuguesas e, ao mesmo tempo, estamos numa cidade muito bonita. O Record tem o privilégio de transmitir todos os jogos e isso, para nós, é muito bom, porque estamos a falar de uma modalidade, hóquei em patins, que os portugueses tanto gostam.”

CALENDÁRIO MASCULINO:

Jogo 1: Sport Lisboa e Benfica-Hóquei Clube de Braga (dia 15/9, às 10h00)

Jogo 2: Sporting Clube de Portugal-Associação Desportivo de Valongo (dia 15/9, às 15h00)

Jogo 3: Óquei Clube de Barcelos-União Desportiva Oliveirense (dia 15/9, às 18h00)

Jogo 4: Futebol Clube do Porto-Sporting Clube de Tomar (dia 15/9, às 21h00)

As meias-finais disputam-se no dia seguinte (16) e a final está agendada para o dia 17.

CALENDÁRIO FEMININO:

Jogo 1: Sport Lisboa e Benfica-Clube Académica da Feira (dia 7/10, às 15h00)

Jogo 2: Hóquei Clube de Turquel-Stuart Hóquei Clube de Massamá (dia 7/10, às 19h00)

A final joga-se no dia 8 de outubro.

Fotos: João Flores

Advertisements
 
 
   
Exit mobile version