Mais de 400 praias portuguesas vão ter este ano bandeira azul, mais seis do que no ano passado, com destaque para a entrada das praias de Sintra no galardão, anunciou hoje a Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE).
Na bacia hidrográfica do Tejo, são 66 as praias costeiras galardoadas (mais cinco do que no ano passado) e 15 fluviais (mais uma).
Segundo a EBAAE, tem bandeira azul pela primeira vez nesta região hidrográfica a praia fluvial Olhos d’Água do Alviela (Alcanena) e reentrou a fluvial de Alvares (Góis).
Na região, vão ter hasteadas a Bandeira a Azul o Açude do Pinto, em Oleiros, as praias do Bostelim e de Fernandaires, em Vila de Rei, a praia do Carvoeiro, em Mação, as praias de Aldeia do Mato e de Fontes, em Abrantes, o Agroal, em Ourém, e, pela primeira vez, a praia Olhos d´Água do Alviela, em Alcanena.
De referir que os concelhos de Tomar e de Ferreira do Zêzere não vão ter nenhuma praia com bandeira azul na próxima época balnear. Curiosamente, o Agroal volta a ter bandeira azul pelo sexto ano consecutivo.
O anúncio da Associação Bandeira Azul foi feito hoje no Aquário Vasco da Gama, em Dafundo, Oeiras, distrito de Lisboa.
Olhos d’Água do Alviela – Alcanena
Açude do Pinto – Oleiros
Bostelim e de Fernandaires – Vila de Rei
Carvoeiro – Mação
Aldeia do Mato e de Fontes – Abrantes
Agroal – Ourém