A Câmara Municipal de Santarém e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) assinaram um protocolo para regenerar a Estação Zootécnica Nacional (EZN), na Fonte Boa, situada no Vale de Santarém, visando a inovação científica e a transferência de conhecimento.
Na cerimónia de assinatura do protocolo, o presidente da Câmara de Santarém, João Teixeira Leite, destacou como dois dos maiores objetivos do acordo, a criação de um Centro de Investigação e Cirurgia Avançada e de um Centro Interpretativo das Raças Autóctones de Portugal, promovendo a valorização agrícola e turismo educativo.
“Teremos na Fonte Boa um dos centros de cirurgia robótica mais avançados do mundo, para medicina e medicina veterinária”, disse o autarca, explicando que este centro servirá para treino médico para medicina não invasiva em diversas especialidades.
O ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, que também esteve presente na assinatura do protocolo, chama a este projeto a Quinta (ou herdade) das Raças Autóctones, considerando que será um marco essencial para aproveitar e potenciar os cerca de 500 hectares da EZN.
José Manuel Fernandes, destacou ainda a importância deste centro de investigação “pioneiro em Portugal, onde a cooperação entre o INIAV, o Hospital da Luz e o Hospital Distrital de Santarém vai permitir aos estudantes de medicina e aos próprios médicos em funções investigar e trabalhar a área da saúde e da medicina, nomeadamente a medicina não invasiva”.
O Governo apoia a recuperação da EZN, com fundos comunitários e um investimento de 5 milhões de euros em projetos de economia circular. A parceria busca fortalecer a investigação, a formação e a conexão entre empresas, ciência e inovação agroindustrial.