Site icon Jornal O Templário

António Costa assistiu hoje no Tramagal ao lançamento do novo eCanter – veículo 100% elétrico

20230522 103200
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements
O primeiro-ministro, António Costa, deslocou-se hoje ao Tramagal (Abrantes), à fábrica da Mitsubishi Fuso, para presidir  ao início da produção do novo eCanter – veículo 100% elétrico.
Esta empresa de relevante importância no setor nacional, assinalou ainda as 250 mil unidades Canter produzidas desde 1980 e o início da produção da nova geração de camiões.

A fábrica da Mitsubishi Fuso é a unidade central de produção da FUSO, na Europa, produzindo todos os modelos Canters e eCanters para o mercado europeu.

O novo eCanter terá apenas dois centros de produção a nível mundial, a fábrica do Tramagal e a de Kawasaki, no Japão. Para além da presença de António Costa,  esteve presente a ministra da agricultura, e os embaixadores da Alemanha e Japão.

Após a receção, teve lugar a cerimónia de apresentação do veículo que marca as 250 mil unidades produzidas nesta fábrica, 100% elétrico, seguiram-se as intervenções de Karl Deppen, CEO da Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation (MFTBC) e do primeiro-ministro António Costa.

“Quero felicitar a Fuso Canter por estes dois momentos muito importantes, por um lado a produção de 250 mil viaturas e, por outro lado, assinalarem este momento com a produção de uma nova viatura, 100% elétrica, e em que a fábrica do Tramagal vai ser o local de produção para toda a Europa do eCanter 100% elétrico”, afirmou António Costa, tendo feito notar a necessidade de responder aos desafios das alterações climáticas e da transição energética. São dois momentos históricos, muito importantes, e que mostram bem todo o potencial desta unidade fabril”, relevou António Costa, tendo destacado a “longa tradição de colaboração na área industrial entre Portugal e a Alemanha e a industrial automóvel japonesa”.

Os veículos aqui produzidos viajam até 32 países europeus, assim como para Marrocos, sendo a Mitsubishi FUSO Truck Europe o terceiro maior fabricante de veículos automóveis a nível nacional.

Na Europa, as vendas do FUSO eCanter terão início em 13 mercados (França, Espanha, Portugal, Itália, Reino Unido, Irlanda, Alemanha, Áustria, Suíça, Bélgica, República Checa, Dinamarca e Suécia).

A fábrica de Tramagal emprega 530 trabalhadores, de várias países diferentes, e é no momento a maior empregadora privada da região.

A Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE) fechou o ano de 2022 com uma produção que ultrapassou as 10.000 unidades dos modelos Canter e eCanter, e uma faturação de 270 milhões de euros.

O programa do evento terminou com uma visita à fábrica, onde os convidados tomaram contacto com a realidade industrial desta empresa, que marca agora uma nova era na produção de camiões, mais amigos do ambiente.

 À margem
Mulheres «dão cartas» na linha de montagem da Mitsubishi Fuso, na fábrica do Tramagal

Durante a visita que realizámos à fábrica da Mitsubishi Fuso, no Tramagal na manhã desta segunda-feira, dia 22, foi com surpresa que registámos a existência de várias mulheres a trabalharem na linha de montagem dos veículos. Se até à pouco tempo as máquinas, motores e parafusos eram coisas de homens, ali as trabalhadoras contrariam esse estigma social.

Jovens e empenhadas manuseiam as máquinas com a mesma destreza que os seus colegas do sexo masculino. Outro dado que constatámos, nesta empresa, há muitos trabalhadores jovens e de várias nacionalidades, uma vez que a região não consegue disponibilizar a mão-de-obra necessária para a laboração da fábrica.

Isabel Miliciano
Advertisements
 
 
   
Exit mobile version