A região Centro conta com 104 empresas Gazela, empresas jovens que num curto espaço de tempo apresentam um crescimento acelerado no emprego e no volume de negócios. Das 104 empresas, 9 estão localizadas em sete municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Médio Tejo: duas em Abrantes, duas em Ourém e uma em Alcanena, Entroncamento, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.
De acordo com os apuramentos efetuados pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), que pelo décimo primeiro ano consecutivo faz esta distinção das Empresas Gazela na região, destacam-se os seguintes aspetos, para a CIM do Médio Tejo:
- O número de empresas Gazela identificadas nos municípios da CIM do Médio Tejo aumentou face ao ano de 2021, passando de 8 para 9 empresas.
- Estas nove empresas têm um elevado potencial para gerar novos postos de trabalho, tendo triplicado as pessoas ao serviço, entre 2018 e 2021, de 99 trabalhadores para 340 trabalhadores.
- Também o volume de negócios destas nove empresas observou um forte crescimento, pois faturaram 7,3 milhões de euros em 2018 e 28,3 milhões de euros em 2021.
- 7 das 9 empresas são de pequena dimensão e as restantes duas, uma é de média dimensão e outra é micro empresa.
- 78% das empresas desenvolvem as suas atividades na indústria transformadora (4) e na construção (3).
- Em termos de distribuição geográfica estão localizadas em sete dos 13 municípios do território da CIM Médio Tejo. Em Abrantes e Ourém localizam-se duas empresas em cada município, enquanto as restantes cinco empresas estão localizadas nos municípios de Alcanena, Entroncamento, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha (uma, em cada).Empresas Gazelas 2022 na CIM Médio Tejo (com autorização para a sua divulgação)
O evento de reconhecimento das Empresas Gazela realiza-se no próximo dia 26 de abril, no município de Águeda, e conta com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
Fonte: CCDRC