Ao abrigo da nova legislação e no âmbito da Estratégia Nacional Anticorrupção 2020-2024, as empresas com mais de 50 colaboradores devem implementar medidas de prevenção da corrupção, pelo que a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, vai realizar um seminário de sensibilização sobre o tema. O webinar acontece dia 12 de setembro, com inscrições gratuitas.
Com a promulgação do Decreto-Lei nº103/E/2021, introduzindo o Mecanismo Nacional Anticorrupção (MENAC) e estabelecendo o RGPC, as empresas passaram a enfrentar novos desafios para garantir a conformidade e promover um ambiente de negócios ético.
O referido Decreto-Lei surge na sequência da aprovação da Estratégia Nacional Anticorrupção, com o intuito de implementar as prioridades nela estabelecidas, melhorar as práticas institucionais em matéria de transparência, prevenir e detetar os riscos de corrupção na ação pública e comprometer o setor privado com a prevenção e repressão da corrupção.
Com o objetivo de apresentar o tema às empresas da região, a NERSANT agendou um webinar de participação gratuita sobre o Regime Geral da Prevenção da Corrupção. O seminário online, agendado para o dia 12 de setembro às 15:00, conta com os esclarecimentos da especialista em compliance e prevenção da corrupção, Alessandra Kunz, da Kepler Forensic Partners, que irá explorar as implicações financeiras da fraude e compreender os componentes essenciais do RGPC.
Do programa do webinar, contam-se os temas “O impacto financeiro da fraude”; “O que é o compliance e sua importância para as empresas”; “Elementos obrigatórios do RGPC que todas as empresas com mais de 50 trabalhadores devem conhecer”; “Detalhes e requisitos do Plano de Prevenção da Corrupção e Infrações Conexas”; e “Avaliação da conformidade das empresas com a legislação”.
Fonte: NERSANT