Site icon Jornal O Templário

Politécnico de Tomar só preencheu 31% das vagas na 1.ª fase de candidaturas ao ensino superior

Politécnico de Tomar só preencheu 31% das vagas na 1.ª fase de candidaturas ao ensino superior

Foram conhecidas ao final do dia de ontem, as colocações dos candidatos à 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.

O Instituto Politécnico de Tomar regista, pela primeira vez, a menor percentagem de candidatos colocados nesta primeira fase do referido concurso. Das 573 vagas dos 17 cursos distribuídos pelas três escolas superiores (Escola Superior de Gestão de Tomar, Escola Superior de Tecnologia de Tomar e Escola Superior de Tecnologia de Abrantes), só preencheu 182 vagas, o que corresponde a 31% das vagas existentes.

Curiosamente, há dois cursos (Engenharia Civil em Tomar e Computação e Logística em Abrantes) que não tiveram candidatos colocados.

Em contrapartida há dois cursos (Conservação e Restauro e Design e Tecnologia das Artes Gráficas em Tomar) que preencheram todas as vagas.

A Escola Superior de Abrantes é a que regista menos candidatos colocados. Num total de 5 cursos com 133 vagas, só precencheu 16 vagas. Facto preocupante para o futuro desta escola.

No entanto, as 391 vagas, que não foram preenchidas na primeira fase, vão estar disponíveis para a  2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, cujo prazo inicia-se segunda-feira, dia 25 de agosto e decorre até dia 3 de setembro. Os resultados das colocações desta fase, serão publicados no dia 14 de setembro.

Veja aqui, os cursos, o número de colocados por cada curso e as vagas sobrantes para a 2.ª fase.

De referir ainda que este ano, a nível nacional, houve menos candidatos ao ensino superior. Desde 2016 que não havia um número tão baixo de novos estudantes no ensino superior. Foram colocados 43.899 novos estudantes, o que representa uma quebra de 12,1%, em comparação com os 49.963 de 2024.

 

 

 

 

 

Exit mobile version