Ensino superior chega à Golegã com o primeiro curso de Turismo Equestre em Portugal

Projeto do ISLA Santarém em colaboração com o Município da Golegã.

0

O ISLA Santarém vai lançar, em colaboração com o Município da Golegã, o primeiro curso de Técnicas Superiores Profissionais (TeSP) em Turismo Equestre em Portugal. A formação, reconhecida pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e pela Federação Equestre Portuguesa, será lecionada no HIPPOS – Centro de Alto Rendimento de Desportos Equestres, na Golegã.

Com o objetivo de formar profissionais qualificados para o setor, o curso irá abranger áreas como gestão de projetos, marketing, organização de eventos e planeamento de atividades ligadas ao turismo equestre. O turismo equestre é apontado como estratégico para diversificar a oferta turística nacional e potenciar recursos únicos, como o Cavalo Lusitano e o clima mediterrânico, reforçando a coesão territorial.

Ensino superior chega à Golegã com o primeiro curso de Turismo Equestre em Portugal

O ISLA na sua página oficial https://www.islasantarem.pt/pt/ctesp/turismo-equestre-pt, apresenta o curso com a seguinte fundamentação:  “O turismo equestre constitui uma atividade relevante para a qualificação da oferta turística, nomeadamente, pela diversificação da atividade de animação turística, pela atenuação da sazonalidade e pelo contributo para o reforço da coesão territorial.
Portugal possui fatores distintivos que configuram uma oportunidade para o desenvolvimento do turismo equestre e que são: o Cavalo Lusitano, de origem portuguesa, goza de um enorme prestígio em termos internacionais pela sua pureza, beleza e pujança, e constitui um caso único de atratividade; o clima mediterrânico temperado de Portugal garante condições únicas para a criação de equinos e para o desenvolvimento das atividades equestres, salientando-se, por exemplo, a prática e o ensino do hipismo, a participação de atletas em competições desportivas, os passeios a cavalo, os eventos (galas, espetáculos, concursos, feiras, mercados), As profissões e produtos ligados ao cavalo, e ainda as visitas a diversas instalações (centros hípicos, coudelarias, museus, palácios, etc.)”.

Refira-se que o Centro de Alto Rendimento (CAR) equestre, Hippos Golegã, é o primeiro deste género em Portugal. Está construído para receber as diferentes práticas desportivas dentro do desporto equestre, desde atletas nacionais a internacionais, tanto para preparação de competições locais, como às de dimensões europeias ou mundiais (Campeonatos Europeus ou Mundiais, Jogos Olímpicos e Paralímpicos).

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.