Depressão Cláudia provoca cerca de uma centena de ocorrências no Médio Tejo

O concelho de Abrantes foi o mais atingido, com 33 ocorrências.

0

A depressão Cláudia deixou marcas em vários ocncelhos do Médio Tejo, Abrantes, Tomar, Sardoal e Vila de Rei. O balanço até ao momento aponta para desalojados, inundações de estradas, casas e ribeiras fora do leito. O Médio Tejo, é uma das sub-regiões mais afetadas pelo mau tempo desta sexta-feira. Até às 16h00, o Comando Sub-regional do Médio Tejo contabilizava 95 ocorrências, das quais 65 concentradas no período crítico entre as 08h00 e o meio-dia.

Depressão Cláudia deixou marcas em Abrantes, Sardoal e Vila de Rei. Desalojados, inundações de estradas e casas. Ribeiras fora do leito.
Foto: AL

O concelho de Abrantes foi o mais atingido, com 33 ocorrências, seguido de Sardoal (14) e Ourém (12). A maioria das situações esteve relacionada com inundações de estruturas, incluindo estradas, habitações e garagens. Registaram-se ainda várias quedas de árvores e operações de busca e resgate, nomeadamente o salvamento de quatro automobilistas em Abrantes, apanhados por vias submersas.

David Lobato, comandante sub-regional da ANEPC no Médio Tejo, alertou para a necessidade de maior prudência por parte dos condutores, sublinhando que “muitas vezes o cidadão facilita ao tentar passar em zonas inundadas e depois pode ter problemas, quando nestes casos a cautela é sempre a melhor conselheira”.

A situação meteorológica começou entretanto a melhorar. O aviso laranja para o distrito de Santarém foi desativado durante a tarde, passando a aviso amarelo até às 21h00. Durante a manhã, o distrito chegou mesmo a estar em aviso vermelho entre as 09h00 e as 10h00, regressando depois a laranja e, mais tarde, a amarelo.

Depressão Cláudia deixou marcas em Abrantes, Sardoal e Vila de Rei. Desalojados, inundações de estradas e casas. Ribeiras fora do leito.
Penedo Furado. Foto: AL

Apesar desta descida no nível de alerta, as autoridades lembram que podem ainda ocorrer períodos de chuva forte, recomendando que a população mantenha comportamentos preventivos e evite zonas propensas a inundações.

Em Tomar registou-se, na quinta-feira, um mini-tornado em Paialvo, e queda de árvores, uma das quais na cidade, na Avenida Norton de Matos, perto do Novo Banco, tendo danificado uma viatura que se encontrava estacionada. O vento e chuva provocou várias avarias na rede elétrica, o que provocou a falta de energia elétrica em vários lugares do concelho de Tomar.

Depressão Cláudia deixou marcas em Abrantes, Sardoal e Vila de Rei. Desalojados, inundações de estradas e casas. Ribeiras fora do leito.

Todas as quintas-feiras, receba uma seleção das nossas notícias no seu e-mail. Inscreva-se na nossa newsletter, é gratuita!
Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.