Presidência da CIM do Médio Tejo mantém-se para o mandato 2025-2029
Presidente Manuel Jorge Valamatos (Abrantes), Vice-Presidentes Luís Miguel Albuquerque (Ourém) e Bruno Gomes (Ferreira do Zêzere).
O Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIM Médio Tejo) reuniu na manhã desta querta-feira, 12 de novembro, na sua sede em Tomar, para proceder à instalação da Presidência e Vice-Presidências, uma vez que se realizaram eleições, há um mês, para as autarquias. Mas não se registaram grandes alterações a nível do Médio Tejo, que pudesse alterar os órgãos da CIMT.

Durante a reunião foi apresentada uma lista única, aprovada por unanimidade pelos 11 autarcas que compõem o Conselho Intermunicipal.
Mantém-se na Presidência Manuel Jorge Valamatos (Câmara de Abrantes), reeleito para o quadriénio 2025-2029. Foram igualmente reeleitos como Vice-Presidentes: Luís Miguel Albuquerque, Presidente da Câmara Municipal de Ourém e Bruno Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere.
Em resultado da limitação de mandatos, bem como fruto das recentes Eleições Autárquicas ocorridas no passado dia 12 de outubro, o novo Conselho Intermunicipal integra agora seis novos autarcas:
- Nelson Cunha, Presidente da Câmara Municipal do Entroncamento
- José Fernando Martins, Presidente da Câmara Municipal de Mação
- Pedro Rosa, Presidente da Câmara Municipal do Sardoal
- Tiago Carrão, Presidente da Câmara Municipal de Tomar
- José Trincão Marques, Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas
- Manuel Mourato, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha
Na sua intervenção, o Presidente Manuel Jorge Valamatos agradeceu a confiança renovada pelos autarcas do Médio Tejo, reafirmando a continuidade do trabalho de consolidação que a CIM Médio Tejo tem vindo a fazer.
A CIM é uma estrutura parceira das Câmaras Municipais, que foi criada para liderar projetos intermunicpais.
Mais acrescentou o Presidente que “a CIM é um órgão decisivo e importante na captação de fundos comunitários para a região no âmbito da programação 2030. É nesta casa que este trabalho é consolidado e se desenvolve a favor de toda uma região para se alcançar um futuro promissor”.
Durante a reunião foi igualmente eleito o Secretariado Executivo Intermunicipal, que é composto por Miguel Pombeiro, Primeiro Secretário Executivo e Jorge Simões, Secretário Intermunicipal. Nos próximos 30 dias, após o ato de instalação dos órgãos do Conselho Intermunicipal, será realizada a instalação da Assembleia Intermunicipal da qual fazem parte todos os presidentes de câmara do Médio Tejo.

