Site icon Jornal O Templário

«Festival de Lanternas Flutuantes» quer Ministro da Educação em Tomar

TOMAR

TOMAR

Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

 

Cerca de mil lanternas flutuantes criadas pelos alunos do 6.º ano da escola D. Nuno Álvares Pereira, em Tomar, vão iluminar o rio Nabão, na noite de 15 de junho.

A Diretora do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, Celeste Sousa, acaba de enviar ao Ministro da Educação um convite para que, este membro do Governo, possa estar presente nesta iniciativa, em Tomar.

No referido convite referem que, “Com o Infante e a Ordem de Cristo “partiram do Nabão” as primeiras caravelas da expansão marítima. Depois, da Índia ao Japão, os portugueses trouxeram do Oriente uma visão multicultural, enriquecida por outros conhecimentos e costumes. Uma das tradições que lá admiraram foi o Festival de Lanternas, voadoras ou flutuantes.
O Festival de Lanternas teve origem na China há cerca de 2.000 anos, mas é muito antigo em todo o Oriente. Mais recentemente conheceu enorme implantação nos Estados Unidos (Water Lantern Festival). Apesar da popularidade noutros continentes, o Festival de Lanternas Flutuantes será pioneiro na Europa!
O Festival de Lanternas Flutuantes é produzido e realizado com materiais biodegradáveis. O percurso é acompanhado pelo Centro de Formação Desportiva – Canoagem do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, recolhendo qualquer material que fique depositado no leito. Será feita a recolha dos materiais no final do percurso, para reciclagem ou reutilização nas edições seguintes.

O Festival de Lanternas Flutuantes é um projeto desenvolvido pelos alunos e professores do 2.º Ciclo do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular.
A atividade será realizada por um grupo de 60 alunos do 6.º ano, 25 professores do 2.º Ciclo, 12 alunos do Ensino Secundário, além de uma equipa de canoístas do Centro de Formação Desportiva.
Estarão ainda no terreno diversos elementos da Câmara Municipal e da União de Freguesias de Tomar”.

No mesmo convite afirmam que seria uma honra para a organização, contar com a presença do Ministro da Educação.

De referir que o Festival de Lanternas Flutuantes, é inspirado na tradição oriental trazida pelos portugueses no período da expansão marítima, envolveu um total de 307 alunos de 12 turmas do 6.º ano da EB 2,3 D. Nuno

Advertisements
 
 
   
Exit mobile version