Site icon Jornal O Templário

Os melhores cães do mundo estão a competir em Abrantes

Os melhores cães do mundo estão a competir em Abrantes

Até domingo, 13 de julho, estão a decorrer em Abrantes os Campeonatos do Mundo de Agility Júnior e Agility Senior com a presença de mais de 700 duplas (pessoa-cão) oriundos de mais de 30 países, desde a Ucrânia à Argentina.

Trata-se do maior evento de Agility em Portugal com a presença dos melhores cães do mundo para a realização de provas de perícia, obediência, rapidez e agilidade através de vários obstáculos, onde são esperados cerca de 2.000 cães concorrentes e mais de 5.000 acompanhantes oriundos de 41 países.

O Agility é um esporte canino, semelhante ao hipismo, mas com uma diversidade específica de obstáculos adaptados aos cães em que a conjugação de agilidade e velocidade determina a qualidade das duplas guia-cão. O objetivo é terminar a prova sem cometer infrações e no menor tempo possível.

Durante três semanas, Abrantes será a Capital do Agility e a Cidade Desportiva será o palco das diversas competições agendadas:

– De 10 a 13 de julho, realizar-se os Campeonatos do Mundo de Agility Júnior e Agility Senior, com a presença de 770 duplas (pessoa-cão) que implicarão uma afluência de acompanhantes na ordem das 2.100 pessoas;

– De 17 a 20 de julho, decorre o Open Europeu de Agility, que contará com 803 duplas (cerca de 2200 acompanhantes);

– De 24 a 27 de julho, realiza-se o Campeonato do Mundo do Border Collie (Border Collie Classic) onde são esperadas 260 duplas, que implicarão uma afluência de 750 pessoas.

Para a concretização de uma competição desta dimensão, a organização conta com o apoio de cerca de 150 voluntários, dos quais 110 são portugueses e os restantes 40 são de fora do país, que serão distribuídos pelos vários dias de provas.

Numa organização do Clube Cinófilo do Alentejo sob a égide do Clube Português de Canicultura e da Federacion Cynologique Internationale, as competições contam com o apoio do Município de Abrantes.

Os troféus das várias provas do Abrantes Agility 2025 estão a ser elaborados pela empresa Fc2tec, sediada na Zona Industrial de Abrantes. As entradas são livres. A cerimónia inaugural realizou-se esta quinta-feira, dia 10, às 18h, no Estádio Municipal de Abrantes.

Exit mobile version