A Thomar Honoris prestará homenagem a D. Gualdim Pais, fundador de Tomar, assinalando o 830.º aniversário da sua morte com a realização de cortejo.
Será no dia 13 de outubro de 2025, pelas 21h30, a cidade de Tomar será palco de uma evocação histórica e simbólica em memória de D. Gualdim Pais, fundador da cidade e Mestre da Ordem do Templo em Portugal.
Esta iniciativa da Associação Thomar Honoris, em parceria com o Município de Tomar, integra um Cortejo Templário, que partirá da Alameda 1 de Março e percorrerá as ruas da cidade até à Praça da República.
O cortejo culminará junto à estátua de D. Gualdim Pais, onde terá lugar a cerimónia de homenagem e deposição de uma coroa de flores, gesto de respeito e reconhecimento pela figura que legou a Tomar a sua identidade templária e a sua memória imortal.
Este momento solene pretende unir a comunidade, história e património, reforçando os laços da cidade com as suas origens templárias e honrando a memória de um dos maiores protagonistas da História de Portugal.
D. Gualdim Pais morreu a 13 de outubro de 1195 e foi sepultado na Igreja de Santa Maria dos Olivais (Panteão dos Templários)
D. Gualdim Pais – O Fundador do Castelo de Tomar
D. Gualdim Pais nasceu em 1118, em Amares – Braga. Muito jovem, partiu para a Terra Santa, onde combateu como cavaleiro templário, tendo sido armado cavaleiro pelo próprio rei D. Afonso Henriques. A sua bravura e fidelidade valeram-lhe a confiança régia, sendo nomeado Mestre da Ordem do Templo em Portugal em 1157.
Figura central na consolidação do território português, foi responsável pela edificação e defesa de diversas fortalezas templárias, entre as quais se destaca o Castelo de Tomar, fundado em 1160 e transformado no grande centro templário em Portugal. A sua visão estratégica e a sua fé inabalável permitiram que Tomar se tornasse um bastião militar e espiritual.
D. Gualdim Pais faleceu em Tomar, a 13 de outubro de 1195, com 77 anos, sendo recordado como um herói da Reconquista, defensor da cristandade e fundador da cidade que guarda até hoje a sua memória.