Site icon Jornal O Templário

Gastronomia em Santarém abre portas à “tradição com sabor a futuro”

Gastronomia em Santarém abre portas à “tradição com sabor a futuro”

Santarém volta a ser palco da celebração dos sabores portugueses com a abertura oficial do 44º Festival Nacional de Gastronomia, que decorre até 26 de outubro na emblemática Casa do Campino.

Momento da inauguração da 44.ª edição do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém

Sob o lema “Tradição com sabor a futuro”, o Festival foi inaugurado na tarde de quinta-feira, 16 de outubro, com a presença de João Teixeira Leite, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, e José Santos, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, que realizaram o tradicional corte da fita.

Na sua intervenção, João Teixeira Leite destacou a imagem renovada do Festival, sublinhando a aposta na inovação e valorização dos produtos regionais. “Este Festival não é só um menu variado de sabores portugueses, é uma celebração da Cultura, das Tradições e da Inovação. Um excelente motivo para passear por Santarém, provar iguarias, conhecer produtores, ouvir música e viver Gastronomia de norte a sul do País”, afirmou o autarca.

Um dos momentos altos do primeiro dia foi a entrega do Prémio Armando Fernandes, atribuído este ano ao Chef Nuno Diniz, reconhecendo o seu contributo para a valorização e crescimento da gastronomia portuguesa. O prémio homenageia também o historiador Armando Fernandes, natural de Bragança e figura marcante da cultura e gastronomia de Santarém.

Durante os 11 dias de Festival, Santarém afirma-se como Capital Nacional da Gastronomia, com uma programação rica e diversificada que inclui showcookings, tertúlias gastronómicas, provas de vinhos e azeites, animação cultural, e a presença de chefs e confrarias de todo o País.

Fonte: CMS

Exit mobile version