Site icon Jornal O Templário

Obras na Igreja de S. João Baptista arrancam quinta feira, dia 1 de julho

igreja de sao joao baptista
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements
Quadro de Gregório Lopes

 

Segundo a Câmara de Tomar, terá início na próxima quinta feira, dia 1 de julho, a empreitada de reabilitação da Igreja de S. João Baptista, adjudicada à empresa Signinum – Gestão do Património Cultural, Lda.
Para o efeito, além da delimitação da área envolvente à Igreja, será necessário proceder à instalação de uma grua, bem como de alguns contentores de apoio à obra.
Deste modo, a Câmara informa que neste dia (1 de julho) está prevista a instalação de parte destes equipamentos na zona de estacionamento paralela à Igreja na Rua de S. João, com a entrada dos mesmos a processar-se pela Rua Serpa Pinto e Praça da República.
Com a montagem destes equipamentos, tudo indica que haverá alguns condicionamentos na circulação automóvel e de transeuntes nesta zona.
Recorde-se que, esta obra foi adjudicada pelo valor de 1.589.680,99€, e será comparticipada em 85% pelos fundos europeus, tendo ainda a Vigararia de Tomar custeado o projeto.
As obras, que vão agora começar pretendem fazer face aos problemas graves de infiltrações em vários locais, nomeadamente nas coberturas que estão a colocar em risco a estrutura e segurança do edifício.
Pretende ainda dotar o monumento cujo início de construção remonta ao século XIV, de melhores condições para a sua utilização, tanto no culto diário como na visitas turísticas, por exemplo possibilitar o acesso à torre.
Durante o período em que vão decorrer as referidas obras, a Igreja estará encerrada ao público e à prática religiosa.
Equipamento de apoio à obra vai ser instalado nesta rua junto ao monumento
Recorde-se ainda, que o espólio deste monumento, que açambarca objetos de diversos valores, com destaque para as obras de arte da autoria de Gregório Lopes, pintor do século XVI (património valiosíssimo), será guardado num local (que não foi revelado pelos responsáveis, por uma questão de segurança), e os outros objetos e móveis ficarão à guarda do RI15.
Advertisements
 
 
   
Exit mobile version