No dia 1 de março 2025, os proprietários da casa na Rua da Encosta, em Boca da Mata, S. Pedro de Tomar tiveram uma desagradável surpresa o pequeno arranjo ajardinado que tinham feito na estreita faixa de terreno em frente à sua casa, aproveitando duas pequenas árvores e uma floreira em madeira que já lá estavam dos antigos donos, há bastante tempo, foi brutalmente vandalizado durante a noite.
Os proprietários sabiam que esta faixa de terra não lhes pertencia, mas ao vê-la com ar tão desprezível e com vegetação bravia a dar pelo joelho, quiseram dar um ar simpático à zona, até porque já lá havia coisas plantadas. A intenção foi melhorar, não estragar, e até houve vizinhos que deram os parabéns pela iniciativa.
Face ao ocorrido, os proprietários contam que agora, que a vontade de ir para ali viver é nenhuma, até porque hoje são plantas, amanhã podem ser eles, um casal de reformados à beira dos 70 anos que pensava ter ali sossego para o fim dos seus dias. Dizem sentir-se inseguros.
Referem ainda que a sua casa adquirida com sacrifício no fim do ano de 2024 e que ainda nem chegara a ser habitada, porque falta algum mobiliário/eletrodomésticos, irá acabar por ser posta à venda.