O Presidente da Câmara de Tomar anuncia na sua página do facebook que Tomar vai ter uma Loja do Cidadão. Hugo Cristóvão dá conta que visitou, recentemente, o que sobra do antigo Palácio de Alvaiázere, há décadas devoluto e muito degradado. Trata-se do espaço contíguo à Conservatória do Registo Predial de Tomar.
Neste momento, o processo ainda está numa fase embrionária, uma vez que o espaço terá que passar para a alçada do Município de Tomar, cujas negociações decorrem com a entidade estatal, proprietária do referido espaço.
Após a conclusão desta fase, a Câmara Municipal de Tomar iniciará os trabalhos conducentes à elaboração de projeto e respetivas obras.
Esta Loja do Cidadão virá, certamente, dar resposta a muitos serviços prestados pela atual Conservatória do Registo Civil, que tem vindo, ao longo dos últimos anos, a prestar um péssimo serviço aos cidadãos, fundamentalmente por falta de funcionários, que à medida que se aposentam ou saem para outros serviços, não têm sido substituídos.
Sobre as Lojas de Cidadão, estas reúnem balcões de entidades públicas e privadas, permitindo que as pessoas e empresas possam tratar de vários assuntos e serviços no mesmo espaço. Nestas lojas pode encontrar serviços da Segurança Social, Finanças e Registos, bem como da EDP, Galp ou CTT, entre outras entidades.
Refira-se que, a Loja do Cidadão é diferente do Espaço Cidadão, isto é, esta última tem uma maior limitação na nos serviços que presta.
Fotos. HC
Veja aqui o estado em que se encontra este espaço, que será a futura Loja do Cidadão de Tomar.