Site icon Jornal O Templário

GNR reforça vigilância das florestas contra incêndios e já deteve 18 pessoas

GNR reforça vigilância das florestas contra incêndios e já deteve 18 pessoas

No âmbito da Campanha Floresta Segura 2025, a Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), ativou 80 Postos de Vigia da Rede Primária, guarnecidos por 320 operadores, e 147 câmaras de videovigilância florestal para reforçar a prevenção e deteção de incêndios. Esta ação integra a Rede de Vigilância e Deteção de Incêndios e tem como objetivo aumentar o controlo nas áreas florestais.

A partir de 29 de junho, está prevista a ativação de mais 150 Postos de Vigia da Rede Secundária, que contarão com cerca de 600 técnicos. Paralelamente, a GNR tem promovido ações de sensibilização junto da população, totalizando até agora 2.845 iniciativas que envolveram mais de 55 mil pessoas. Estas ações visam prevenir comportamentos de risco, incentivar medidas de autoproteção e promover o uso responsável do fogo.

Até ao momento, a campanha levou à detenção de 18 suspeitos de incêndio, dos quais 14 em flagrante delito, além da identificação de 136 indivíduos. Militares da GNR percorrem zonas de maior risco, georreferenciando terrenos e sinalizando áreas que necessitam de limpeza, incentivando os proprietários a agir até ao final de maio para evitar sanções a partir de 1 de junho.

A Campanha Floresta Segura 2025, em vigor de 1 de fevereiro a 30 de novembro, aposta fortemente na prevenção, sensibilização e reforço do patrulhamento, com o objetivo de reduzir significativamente o número de incêndios florestais graves em Portugal.

Exit mobile version