O Templário

O que fizeram do Natal?

O que fizeram do Natal?

Nesta quadra natalícia, que estamos a atravessar, não faltam de norte a sul do país eventos, música, casas do Pai Natal, aldeias Natal, com insufláveis, jogos, workshops com tudo o que se possa imaginar… são milhões de euros gastos nas decorações das ruas, sempre assente que a minha árvore de Natal é maior que a tua… e por aí afora.

Vive-se um período quase de histeria coletiva, com os hipermercados a abarrotar de gente, tudo em nome do Natal…

É certo, que esta quadra é extremamente positiva para os negócios que contribuem para puxar a economia para cima. Mas os lucros vão quase sempre para os mesmos. Compra-se demais, consome-se demais, e também se viaja mais com as famílias de regresso às terras natais.

Serve este texto, apenas para uma reflexão, sobre no que tem vindo a transformar-se o Natal. Partindo do princípio que o Natal, é um advento cristão, que sobreviveu a séculos de história, corre o risco de se tornar numa alegoria carnavalesca, onde há disfarces para todos os gostos. É claro, que os meios de comunicação, nomeadamente as televisões, ajudam à histeria com horas de publicidade à quadra, à quadra não, ao consumismo desenfreado.

Confesso que, há muito, deixei de dar importância ao Natal dos dias de hoje… Prefiro recordar o Natal da figura do Menino Jesus, que nasceu numa gruta em Belém, pobrezinho… para dar o exemplo ao mundo, que a ganância e a riqueza não conduzem a humanidade a um verdadeiro Natal.

Mesmo que não passe de uma alegoria filosófica ou cristã, prefiro esse Natal!…

Um feliz Natal para todos que acreditam que um dia a humanidade terá um VERDADEIRO NATAL!

Isabel Miliciano

 

 

 

 

Exit mobile version