Site icon Jornal O Templário

Riachos: Dois feridos graves no cortejo da Bênção do Gado

img 8
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

Duas pessoas ficaram feridas com gravidade no cortejo da Bênção do Gado, que se realizou ontem em Riachos, no concelho de Torres Novas.

Um dos veículos participantes no desfile despistou-se e provocou o acidente, o alerta foi dado às 17h40 e as vítimas foram socorridas pelos bombeiros de Torres Novas e transportados ao hospital da cidade após estabilização pela equipa do INEM.

A Festa da Bênção do Gado trata-se de uma tradição dos Riachos cuja origem se perde na memória dos tempos e revela a marca identificadora desta terra, das suas gentes e das suas raízes. Em honra de S. Silvestre, patrono dos lavradores, dos campos e protetor dos animais.

Um dos momentos mais importantes da Festa, desde a edição de 1966, é a procissão do Senhor Jesus dos Lavradores. Foi desde esse ano que a Festa da Bênção do Gado passou a integrar a Imagem do Senhor Jesus, que segundo a Lenda, terá sido encontrada na Idade Média por um grupo de lavradores riachenses que com a sua junta de bois lavrava a terra nos campos do Espargal, junto dos Casais de Riachos.

Imagem que se encontra na Igreja de Santiago, em Torres Novas, à guarda da Misericórdia de Torres Novas. Mas o momento mais alto da Festa é o grandioso Cortejo da Bênção do Gado. O Cortejo é a imagem de marca da Festa. Depois os espetáculos noturnos, as atividades taurinas e as ruas engalanadas.

Ontem domingo, dia 31 de julho, foi o dia da procissão e da respetiva Benção do Gado.

 

 

 

A GNR está a investigar o acidente.

 

Advertisements
 
 
   
Exit mobile version