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Obras de valorização das Ruínas Romanas de Villa Cardilio já começaram

Vila Cardilio em Torres Novas
Foi assinado na tarde do dia 12 de setembro, nos novos Paços do Concelho (antigo hospital), de Torres Novas, o auto de consignação da «????????????????????????????????????̧????̃???? ???????????? ????????????́???????????? ???????????????????????????? ???????? ???????????????????? ????????????????????́???????????? – ????????????????????????????????????????????????̧????̃???? ???????? ????????????????????́???????????? ???????? ???????????????????????????????????????????? ???? ???????????????????????????????????????????????????? ????????????????????????????́???????????????????? ???????????? ????????????́???????????? ???? ???????????????????????????????????????????????? ???????? ???????????????????????????????? ???????? ????????????????????????», empreitada, adjudicada à empresa Obrimofer Construções Unipessoal, Lda., pelo valor de 217 437,10 euros, acrescido de IVA, e com prazo de execução de 180 dias.
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Momento da adjudicação da obra
Segundo a autarquia torrejana, a Vila Cardílio é um elemento com elevado valor patrimonial, classificada como monumento nacional, que carece de uma intervenção de conservação condicente com este estatuto, o Estado, através da Direção Geral do Património Cultural (DGPC), celebrou com o Município de Torres Novas um acordo visando as necessárias intervenções de valorização.
Na envolvente das Ruínas Romanas de Villa Cardílio está prevista a implantação de um caminho principal, em redor, e de dois caminhos secundários que irão permitir percorrer o local, a partir do evoluir das escavações, e fazer a ligação ao extremo poente do sítio arqueológico. Serão ainda colocados seis bancos em madeira ao longo deste percurso, de forma a promover zonas de estadia e de permanência com vista privilegiada.
No extremo sul das ruínas está prevista a selagem com areia da área e posterior modelação do terreno, de modo a salvaguardar o local, e promover a integração da zona na paisagem envolvente.
O caminho principal irá ligar seis pontos de paragem, que serão assinalados com o uso de sinalética explicativa, sendo pavimentado em tout-venant, coberto por uma manta em geotêxtil de alta gramagem para maior resistência, evitando a sua rutura face às forças de tração naturalmente exercidas.
Com vista a facilitar o acesso foram propostos passadiços em madeira, que irão possuir, na entrada e extremo poente, os postos de informação, respeitando sempre as condicionantes às normas de construção com vista a assegurar a circulação de pessoas com mobilidade condicionada.
Fonte: CMTN
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