No passado fim de semana, numa ação conjunta entre o Centro de Estudos e Proteção do Património da Região de Tomar – CEPPRT e o Grupo de Amigos do Aqueduto do Convento de Cristo, foi realizada uma visita de inspeção à galeria de captação da nascente.
Trata-se de um troço escavado na rocha calcária de geometria aparentemente tubular ou abobada, com pelo menos dois muros decantadores de alvenaria mista. O primeiro muro delimita a galeria face ao tanque da Casa da Nascente e o segundo está afastado cerca de 4 metros para o interior da galeria.
Perante a clara noção de que as águas já não jorram pelo tubo de fibrocimento instalado há décadas nesta galeria, foi observado o extremo assoriamento do interior da mina, sobretudo para montante do segundo muro decantador. Isto causa algum tamponamento no manancial e, sobretudo, a fuga da água para novos caminhos que, por dissolução do calcário, se desviam do tanque do Aqueduto.
Comprovado este problema, o grupo é de opinião que o assunto deveria ser encaminhado para organismos oficiais.
Nota: Esta visita foi realizada observando todos os procedimentos de segurança e com a participação de espeleólogo com credenciação oficial. Aconselham que não tentem aceder a este local.