Site icon Jornal O Templário

HÁ 17 freguesias no distrito de Santarém que podem vir a ser desagregadas

Desagregação de freguesias

O parlamento discute e vota nesta sexta-feira, dia 17, uma proposta para a desagregação de 135 uniões de freguesia e consequente reposição de 302 destas autarquias segundo os limites territoriais que tinham antes da reforma administrativa de 2013.

O Projeto de Lei, subscrito pelo PSD, PS, BE, PCP, Livre e PAN, tem em conta os processos de 135 pedidos de reversão, quase todos de Uniões de Freguesias de Portugal continental, mas também repõe freguesias que tinham sido extintas, como a de Brenha, na Figueira da Foz, e a de Bicos, em Odemira.

Segundo o enunciado do projeto conjunto, nos próximos meses existirá um trabalho intenso para preparar a reposição das freguesias a tempo de serem incluídas nas próximas eleições autárquicas, previstas para setembro ou outubro deste ano.

A proposta estabelece que serão criadas Comissões de Instalação das novas freguesias e ainda Comissões de Extinção das atuais Uniões de Freguesia.

Os executivos atualmente em exercício nas Juntas de Freguesia manter-se-ão em funções até à realização das próximas eleições autárquicas.

Caso seja aprovada pelo parlamento, a proposta tem de ser promulgada pelo Presidente da República e ser publicada até seis meses antes das autárquicas.

Veja aqui a lista de freguesias do distrito de Santarém, que desejam a desagregação:

Coruche:

– UF de Coruche, Fajarda e Erra

Ourém:

– UF de Matas e Cercal

– UF de Rio de Couros e Casal dos Bernardos

– UF de Gondemaria e Olival

Salvaterra de Magos:

– UF de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra

– UF de Glória do Ribatejo e Granho

Santarém:

– UF de São Vicente do Paúl e Vale de Figueira

Tomar:

– UF de Serra e Junceira

Exit mobile version