No âmbito das eleições autárquicas 2025, o LIvre e o Bloco de Esquerda concorrem juntos à Câmara e Assembleia Municipal de Santarém. A coligação assumiu a seguinte desiganção “Coligação Livre/Bloco de Esquerda – Santarém cidadã”.
Pedro Mendonça do LIVRE é o candidato à Câmara Municipal de Santarém, tem 52 anos, é formado em Relações Internacionais, trabalhou no Teatro da Trindade e no Teatro Nacional D. Maria II, foi Diretor artístico do Centro Cultural do Cartaxo e assessor de imprensa no gabinete do Ministro da Cultura do XIV Governo. Foi autarca no Cartaxo e trabalhou na INATEL coordenando a área da Cultura no Distrito de Santarém. Atualmente encontra-se a assessorar o Grupo parlamentar do LIVRE.
Já para a Assembleia Municipal de Santarém, a proposta do Bloco de Esquerda é a Jéssica Vassalo, uma jovem scalabitana, de 23 anos, licenciada em Comunicação e Jornalismo, e com uma pós-graduação em Ciência Política. Feminista e ativista pelos direitos LGBQIAP+, nas últimas eleições autárquicas (2019) foi eleita pelo Bloco de Esquerda na União de Freguesias de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém.
Francisco Vicente é o candidato à União de Freguesias da cidade de Santarém, pelo LIVRE. Formado em Bioquímica pela Universidade de Aveiro, com experiência em investigação no CICECO e atualmente trabalha como engenheiro de R&D em Santarém. É uma pessoa dedicada, curiosa, ambiciosa e perfeccionista, com paixão por trabalhar em equipa e aprender constantemente. Tem uma forte ligação aos valores de debate, discussão e luta pelos direitos das comunidades. Publicou um artigo científico sobre valorização de resíduos de marisco para captura de CO2 durante a licenciatura, mostrando alternativas para combater as alterações climáticas.
Fonte: LIVRE/BE