Site icon Jornal O Templário

PS exige “demissão imediata” de Pedro Machado da presidência da Turismo Centro

pedro machado
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

As federações do PS de Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria, Oeste, Santarém e Viseu exigiram a “demissão imediata” de Pedro Machado da presidência da Turismo Centro de Portugal (TCP) e a convocação de eleições para aquela entidade.

A posição conjunta das federações socialistas surge na sequência do anúncio, da candidatura de Pedro Machado à Câmara da Figueira da Foz, pelo PSD.

“Os presidentes das federações de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Oeste, Santarém e Viseu, vêm exigir a demissão imediata de Pedro Machado das suas funções no Turismo Centro de Portugal, requerendo igualmente que sejam realizadas eleições o quanto antes, para dar a urgente e necessária resposta a este setor em crise”, refere a nota.

Para aquelas federações socialistas, “Pedro Machado deixou de ter condições para representar a instituição, por manifesta incompatibilidade, e vê bastante enfraquecida a confiança que lhe havia sido prestada, sendo incompreensível que deseje perpetuar-se no lugar, usufruindo dos benefícios que o cargo lhe confere”.

“Foi com estupefação que, ainda na semana passada, vimos no ‘site’ oficial da TCP uma notícia fazendo alusão à candidatura autárquica de Pedro Machado. Não podemos contemporizar tais atitudes de clara incompatibilidade. Pelo que é inevitável apresentação da sua demissão e a marcação urgente de eleições na entidade regional de turismo”, defendem as federações do PS.

Os socialistas argumentam que a entidade regional Turismo Centro de Portugal (TCP) “tem na sua composição municípios associados, não devendo intervir política e partidariamente neles, mantendo uma posição de independência e de isenção”.

“Anunciando a sua candidatura autárquica à Figueira da Foz, teimando em manter-se no cargo de presidente da comissão executiva da TCP, Pedro Machado deixa inabalavelmente comprometidos estes princípios. Entendemos que antes de assumir publicamente a sua candidatura autárquica, Pedro Machado deveria ter acautelado não enfraquecer a TCP”, sustenta a nota.

Para o PS, “impunha-se, por razões de ética e de probidade – à semelhança do que vem acontecendo com outros protagonistas políticos de diversos quadrantes partidários – que tivesse apresentado antecipadamente a sua demissão na TCP”.

Para os socialistas, o que “verdadeiramente importa” é “encerrar este ciclo e fazer a TCP “regressar à sua posição agregadora, concentrada em enfrentar os desafios que se colocam ao setor turístico, em exclusividade, sem intermitências, com uma agenda conjunta que projete toda a região centro”.

Pedro Machado, anunciou ter aceitado o desafio do presidente do PSD de encabeçar a candidatura do partido à Câmara da Figueira da Foz, no distrito de Coimbra.

“Esta é uma decisão amadurecida, depois de muito refletir sobre o convite que me foi dirigido pelo presidente do partido [Rui Rio], pela Comissão Política da Figueira da Foz, que tomou esta decisão por unanimidade, e por muitos figueirenses de todos os quadrantes políticos e sociais, que diariamente, desde há um ano a esta parte, me têm feito chegar mensagens e telefonemas de incentivo”, afirmou Pedro Machado.

Questionado sobre se se irá manter como presidente da Turismo do Centro durante a campanha, Pedro Machado realçou que “os presidentes de Câmara também são titulares de cargos públicos e não abandonam [o cargo] para serem candidatos”.
“Só tomarei posição sobre isso depois de ser formalmente apresentado como candidato”, acrescentou.

PSD diz que nada impede Machado de manter cargo na Turismo do Centro 

Por sua vez a distrital do PSD de Coimbra salientou que “nada impede” que o presidente da Turismo do Centro, Pedro Machado, mantenha o cargo e “seja candidato e até eleito presidente” da Câmara da Figueira da Foz.

“Legalmente, nada impede que o presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, seja candidato e até eleito presidente de câmara. Mais se acrescenta que, legalmente, pode acumular a presidência de câmara e a presidência não executiva do Turismo Centro”, disse a distrital do PSD, em nota de imprensa divulgada.

Lusa

Advertisements
 
 
   
Exit mobile version