Tomarense Natércia Rodrigues é a cabeça de lista do LIVRE pelo círculo eleitoral de Santarém
Nas eleições legislativas de 18 e maio.
O partido o LIVRE entregou na passada sexta-feira os documentos para a formalização da sua lista candidata às legislativas de 2025 pelo círculo eleitoral de Santarém.
A cabeça de lista é Natércia Rodrigues e a mandatária da lista é a professora Júlia Quadros, também de Tomar, que acompanhou a entrega da lista.
Sobre Natércia Rodrigues:
É investigadora no Instituto Superior Técnico de Lisboa, tem 32 anos, nasceu e cresceu em Tomar, durante o seu percurso escolar em Tomar esteve sempre envolvida em várias atividades extracurriculares, entre elas uma participação no Parlamento dos Jovens, uma atividade de debate entre alunos do ensino secundário de diferentes escolas do país.
As bolsas de mérito que na altura eram oferecidas a alunos do secundário com direito a subsídio escolar permitiram-lhe poupar o suficiente para impulsionar o que já era um sonho de vários anos: rumar ao Reino Unido para ingressar na universidade, onde começou por tirar um curso de química na Universidade de Leicester em setembro de 2010, 5 meses depois de completar 18 anos. Depois desse curso, que incluiu o meu mestrado, ingressou na Universidade de Warwick para completar, em setembro de 2018, um doutoramento em química-física. Após o doutoramento trabalhou alguns anos na Universidade de Warwick como investigadora, tendo também responsabilidades de ensino.
Durante o tempo que estive em Warwick fundou uma associação de pós-doutorados tendo em vista a defesa dos interesses deste grupo de trabalhadores; este trabalho culminou mais tarde na sua eleição para o Conselho de Membros da Real Sociedade de Química britânica, onde representa as pessoas em início de carreira no ramo das ciências químicas. Faço também parte do conselho fundador da BlackInChem, uma organização que nasceu em 2020 para fomentar a representação de pessoas negras nas ciências químicas.
É apoiante do LIVRE desde as legislativas de 2019, e membro desde janeiro de 2021. Juntou-se ao LIVRE por ser o partido que me dá esperança no futuro: um futuro mais justo, mais solidário, mais ecológico e, principalmente, um futuro com uma democracia renovada, mais inclusiva, participada e transparente. Estou dedicada ao trabalho que concretiza a visão do LIVRE e, por isso, rapidamente se envolveu nesse trabalho, tendo participado nas autárquicas de 2021 e nas nas eleições europeias e legislativas do último ano. Agora, é candidata às eleições legislativas de 2025 pelo círculo eleitoral de Santarém.
Natércia Rodrigues acredita que “Melhorar a qualidade de vida em Portugal é possível. Um futuro mais justo, mais solidário, mais ecológico, mais próspero e mais feliz é possível! É com o LIVRE que alcançaremos as utopias que sonhamos!”
Saiba mais sobre Natércia Rodrigues: