Segundo o comunicado da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica – ASAE, foram apreendidas 2.160 embalagens de cominhos, avaliados em 1.240 euros, no concelho de Benavente, por incumprimento do Limite Máximo de Resíduos.
Sobre o Limite Máximo de Resíduos, a Direcção Geral de Agricultura e Veterinária – DGAV, esclarece que a utilização de produtos fitofarmacêuticos na protecção das culturas pode conduzir à presença de resíduos nos produtos agrícolas no momento da colheita, ou após o tratamento em armazém, bem como nos produtos transformados, devendo a sua concentração, quando existente, ser aceitável para a saúde dos consumidores.
O cumprimento das condições de aplicação inscritas no rótulo, é determinante para a concentração dos resíduos no produto final, salientando-se as seguintes: doses de utilização, intervalo de segurança (IS) e o n.º e o intervalo entre aplicações.
O Cominho é a semente de uma planta medicinal também chamada de alcaravia, muito utilizada como condimento em culinária ou como remédio caseiro para flatulência e problemas digestivos.