Comissão Vitivinícola Regional do Tejo inaugura nova sede em Almeirim
Com sessãp solene no dia 11 de outubro, às 17h30
A inauguração oficial das instalações tem lugar na próxima quinta feira, dia 11 de outubro, às 17h30. Entre outras individualidades, onde se destacam os representantes dos vários agentes económicos (produtores), o ato solene vai contar com a presença do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, do Presidente da Câmara Municipal de Almeirim, Pedro Ribeiro e o Presidente da CVR Tejo Luís de Castro, enquanto anfitriões do evento. A visita às instalações e o «Tejo de Honra» fazem parte do programa das festas.
Duas décadas depois de permanecer no antigo edifício do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), na cidade de Santarém, a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo instala-se agora nos antigos escritórios e oficinas desta instituição pública, em Almeirim, adquiridos há alguns anos pela autarquia. Para além dos serviços administrativos, as novas instalações possuem uma sala para a câmara de provadores, com condições necessárias para a realização de provas para classificar os vinhos.
Mas o órgão responsável pela certificação dos Vinhos do Tejo não vai celebrar este momento a sós. Vai partilhar os festejos com a Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo e a Rota dos Vinhos do Tejo, uma vez que o mesmo edifício também acolhe as sedes das duas últimas entidades.
As obras de requalificação começaram em 2014, num investimento que representou cerca de 170 mil euros, a cargo da Câmara Municipal de Almeirim, com apoios de fundos comunitários.
Sobre a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo:
A Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) foi criada a 24 de novembro de 2008, tendo sucedido à Comissão Vitivinícola Regional do Ribatejo, fundada a 17 de setembro de 1997. É uma associação interprofissional que representa a produção e o comércio do setor vitivinícola da região.
A sua competência consiste em controlar o cumprimento das regras e a certificação dos vinhos brancos, rosés, tintos, espumantes, licorosos e vinagres produzidos na região com direito a Denominação de Origem do Tejo (do Tejo) e a Indicação Geográfica Tejo (IG Tejo). Todos os vinhos certificados pela CVR Tejo têm o selo de garantia «Tejo» no rótulo.
Tem como missão ajudar os produtores a aumentar a sua presença nos mercados estratégicos, com vinhos empolgantes e estilos diferenciados, oferecendo ao consumidor, contínua e consistentemente, qualidade a bom preço.
Com mais de 80 associados, entre adegas cooperativas, produtores e engarrafadores, empresas vinificadoras e engarrafadores da região, a CVR Tejo é presidida por Luís de Castro, desde 1 de maio de 2014.
José Barroso ocupa o cargo de Presidente do Conselho Geral e João Silvestre o de Diretor-Geral. Maria José Viana e Diogo Campilho são, respetivamente, Vogais do Comércio e Produção. Integra ainda a CVR Tejo um Gestor de Qualidade, um Departamento de Viticultura, uma Estrutura de Controlo e Certificação, da qual fazem parte uma Câmara de Provadores e um Laboratório de Análises subcontratado e um Departamento de Promoção, destinado a apoiar os produtores, nos mercados nacional e internacional.