Site icon Jornal O Templário

Santarém: Antigo teatro Rosa Damasceno foi vendido, mas câmara pode exercer o direito de preferência

Antigo teatro Rosa Damasceno foi vendido, mas câmara quer exercer o direito de preferência

O antigo teatro Rosa Damasceno, situado no centro histórico de Santarém, foi vendido ontem segunda-feira, 24 de fevereiro, por pouco mais de 190 mil euros. O valor está abaixo do preço base (211.765,00 €) mas acima do valor mínimo definido (180.000,00 €) pelos representantes da massa insolvente da Enfis, Hotelaria e Turismo, Lda. antiga proprietária do espaço, entretanto declarada insolvente, avança a rederegional.

Mas o processo poderá não ficar por aqui, a Câmara de Santarém tem direito de preferência sobre o imóvel, pagando o mesmo valor do vencedor do leilão, e, caso entenda, poderá ainda avançar com um processo de expropriação.

O presidente da autarquia, João Teixeira Leite, disse à rederegional que está para “breve” um esclarecimento sobre a forma como a autarquia se vai posicionar sobre esta venda, mas garantiu que o município “mantém a intensão de devolver este património à cidade”. Disse ainda que já existe um projeto para criar ali a Casa das Artes e da Cultura, um espaço dedicado justamente a atividades ligadas à arte e à cultura. Um projeto que tem custos previstos superiores a dois milhões de euros, que poderão contar com fundos comunitários do programa Portugal 2030.

Esta não foi a primeira vez que o edifício e o terreno foram a leilão. Em meados de 2024, o leilão teve um preço base de 350 mil euros, mas não houve interessados. Além daquele ser um terreno não edificável, e quem ficar com o mesmo terá de investir meio milhão de euros na consolidação da encosta traseira ao edifício.

O cineteatro Rosa Damasceno, construído em 1877, funcionou como teatro e mais tarde também sala de cinema. Está classificado como imóvel de interesse público desde 2002. Em 2004, foi adquirido pelo Grupo Enfis, liderado pelo empresário Joaquim Rosa Tomaz, ao Cineclube de Santarém, que, em troca, recebeu lotes de terreno no concelho de Almeirim. A 10 de março de 2007, um incêndio destruiu parcialmente o edifício, tendo resistido apenas a fachada e a estrutura interna em betão. O espaço está devoluto e em ruínas deste então.

O processo foi contestado pela Câmara Municipal de Santarém, que tentou, sem sucesso, adquirir o imóvel, mesmo tendo direito de preferência no negócio. Mais tarde, a autarquia apresentou também duas propostas para adquirir o imóvel à massa insolvente da Enfis, Hotelaria e Turismo, ambas igualmente recusadas.

Resta, agora, saber qual vai ser o destino final deste antigo teatro, situado no centro histórico de Santarém, que faz parte da identidade cultural da cidade.

 

 

Exit mobile version