Site icon Jornal O Templário

À Descoberta do Paul do Boquilobo

Boquilobo
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

O Município de Torres Novas, com apoio técnico da associação 30POR1Linha, irá promover, no próximo dia 5 de fevereiro, um passeio interpretativo no Paul do Boquilobo com o objetivo de que os participantes partam à descoberta do património natural e turístico do concelho de Torres Novas.

No Dia Mundial das Zonas Húmidas, a iniciativa pretende dar a conhecer a Reserva Natural do Paul do Boquilobo a partir dos diversos trilhos existentes onde é possível observar a fauna e a flora envolventes.

Este passeio tem concentração marcada para as 9h no Posto de Turismo de Torres Novas e início às 9h30 no Centro Interpretativo da Reserva Natural do Paul do Boquilobo. A duração prevista é de 3h30, recomendando-se o uso de roupa e calçado confortáveis, sugerindo-se aos participantes que tragam binóculos e máquina fotográfica, água e reforço alimentar.

Esta é uma atividade adequada a todas as idades, cuja inscrição é gratuita, mas obrigatória, através do e-mail turismo@cm-torresnovas.pt, do telefone 249 813 019 ou do link http://webinq.cm-torresnovas.pt/i/?chi=83BQW76Y, sendo o número de participantes limitado a 15 participantes e a realização da atividade sujeita às condições climatéricas.

Paralelamente, no mesmo dia, decorrerá uma atividade de anilhagem de aves também no Paul do Boquilobo, com lotação limitada e duração prevista de 3h. Esta atividade, com apoio técnico do ICNF tem início às 8h e a inscrição, apesar de gratuita, é obrigatória através do link  http://webinq.cm-torresnovas.pt/i/?chi=42KN9PSR.

Perto da confluência dos rios Almonda e Tejo, o Paul do Boquilobo é uma zona húmida, rica em aves, em particular colónias de garças e anatídeos, e em flora, destacando-se os maciços de salgueiros, plantas aquáticas e caniçais. Está classificado como Reserva Natural desde 1980, integra, igualmente, a Rede de Reservas da Biosfera (UNESCO) e a Lista de Zonas Húmidas de Importância Internacional (Convenção de RAMSAR) desde 1981 e 1996, respetivamente.

Segundo o Município de Torres Novas, durante o ano de 2022 estão ainda previstos um conjunto de passeios interpretativos no património natural e cultural do concelho, de acordo com o seguinte calendário:

 

Advertisements
 
 
   
Exit mobile version