Site icon Jornal O Templário

Município de Torres Novas apoia com 15 mil euros trabalhos arqueológicos na nascente do Almonda

image003
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

Foi aprovado, em reunião do executivo torrejano, no dia 13 de setembro, um subsídio de 15 mil euros, à semelhança de anos anteriores, para apoio à realização de trabalhos arqueológicos no Sistema Cársico da Nascente do Almonda, inseridos no projeto de investigação coordenado pelo professor João Zilhão.

Atendendo à natureza sistemática do trabalho desenvolvido, à coordenação cientifica de mérito sobejamente reconhecido, e ao interesse que este projeto apresenta do ponto de vista do conhecimento cientifico, cultural e patrimonial, não só para o concelho como a nível internacional, considera-se este projeto de extrema relevância para a arqueologia, com destaque para os resultados referentes à Lapa da Bugalheira (Almonda) e à Gruta do Aderno (Almonda).

O apoio solicitado será aplicado da seguinte forma: escavação e prospeção arqueológica – 10 000 euros; deslocações, participações em congressos e estudo de coleções – 2 500 euros; e datações pelo radiocarbono – 2 500 euros.

Desde finais da década de 80, inícios da década de 90, têm vindo a ser desenvolvidos trabalhos de investigação no âmbito da pré-história, dentro dos limites do concelho, com particular relevância para as jazidas arqueológicas da rede cársica associada à nascente do Rio Almonda.

O município tem vindo a participar neste projeto dando apoio financeiro desde há algumas campanhas assumindo-se como mecenas e motor financeiro do projeto.

Os resultados que têm vindo a ser conseguidos são de extrema importância, do ponto de vista da história da ocupação humana na Península Ibérica, trazendo novos dados que permitem delinear com mais exatidão a disseminação do Homem pelo território europeu, tratando-se de testemunhos extremamente raros.

Advertisements
 
 
   
Exit mobile version