Novos trilhos de pegadas de dinossáurios foram descobertos nas encostas da Serra d’Aire, na antiga Pedreira do Manuel Fernandes (atualmente Pedreira do Espanhol), no concelho de Torres Novas.
A descoberta ocorreu numa área de 10.800 m², em estrato calcário datado do Jurássico Médio, com cerca de 168 milhões de anos. As pegadas, de saurópodes, incluem marcas de mãos e pés de diferentes tamanhos. A jazida foi identificada há 20 anos por João Carvalho, mas a divulgação só aconteceu agora devido à crescente ameaça de atividades clandestinas na área.
A visita ao local contou com a presença de várias entidades, como a Sociedade Torrejana de Espeleologia e Arqueologia, ICNF, e o Município de Torres Novas, e teve como objetivo divulgar a descoberta e discutir medidas para a preservação e valorização do sítio. Entre os presentes, o geólogo Galopim de Carvalho e a paleontóloga Vanda Santos destacaram a importância do achado, com a esperança de que o local traga mais informações científicas.
O presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, defendeu a necessidade urgente de classificar o local para evitar danos e valorizar o património, sugerindo que a área seja integrada numa rota pedagógica. Já o diretor regional do ICNF, Rui Pombo, enfatizou a importância de estudos científicos para validar o valor do achado e promover uma visitação sustentável.
O desafio, segundo Rui Anastácio, presidente da Comissão de Cogestão do PNSAC, é garantir a notoriedade do local e integrá-lo no desenvolvimento da região.
Fonte: CMTN