Site icon Jornal O Templário

Novos trilhos de pegadas de dinossáurios descobertos nas encostas da Serra d’Aire no concelho de Torres Novas

pegadas de dinosaurios descobertas

Novos trilhos de pegadas de dinossáurios foram descobertos nas encostas da Serra d’Aire, na antiga Pedreira do Manuel Fernandes (atualmente Pedreira do Espanhol), no concelho de Torres Novas.

pegadas de dinosaurios descobertas

A descoberta ocorreu numa área de 10.800 m², em estrato calcário datado do Jurássico Médio, com cerca de 168 milhões de anos. As pegadas, de saurópodes, incluem marcas de mãos e pés de diferentes tamanhos. A jazida foi identificada há 20 anos por João Carvalho, mas a divulgação só aconteceu agora devido à crescente ameaça de atividades clandestinas na área.

A visita ao local contou com a presença de várias entidades, como a Sociedade Torrejana de Espeleologia e Arqueologia, ICNF, e o Município de Torres Novas, e teve como objetivo divulgar a descoberta e discutir medidas para a preservação e valorização do sítio. Entre os presentes, o geólogo Galopim de Carvalho e a paleontóloga Vanda Santos destacaram a importância do achado, com a esperança de que o local traga mais informações científicas.

O presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, defendeu a necessidade urgente de classificar o local para evitar danos e valorizar o património, sugerindo que a área seja integrada numa rota pedagógica. Já o diretor regional do ICNF, Rui Pombo, enfatizou a importância de estudos científicos para validar o valor do achado e promover uma visitação sustentável.

 

O desafio, segundo Rui Anastácio, presidente da Comissão de Cogestão do PNSAC, é garantir a notoriedade do local e integrá-lo no desenvolvimento da região.

Fonte: CMTN

Exit mobile version