Vila Nova da Barquinha vai ganhar um novo polo turístico e cultural ligado à memória militar. Trata-se do Centro Interativo das Tropas Paraquedistas (CITP), que será instalado no complexo militar de Tancos, junto à EN3. O projeto representa um investimento de 620 mil euros, dos quais 416,5 mil serão financiados pelo Turismo de Portugal, cujo contrato já foi assinado, através da Linha +Interior Turismo.
O espaço vai nascer da recuperação do antigo centro de seleção das tropas paraquedistas e pretende preservar a história desta força desde 1956 até às missões internacionais mais recentes. O presidente da Câmara Municipal, Fernando Freire, sublinha que se trata de “um sonho antigo das tropas paraquedistas”, agora tornado realidade com o apoio do município, do Exército e do Para Clube Nacional “Os Boinas Verdes”.
“O objetivo sempre foi tornar este património visível e visitável, sem colocar em causa a segurança da unidade. O edifício escolhido está no coração do complexo militar, mas afastado da porta de armas, permitindo conciliar estas necessidades”, explicou o autarca.
O CITP contará com sete salas temáticas, experiências imersivas ligadas ao treino e missões dos paraquedistas, e ainda conteúdos desenvolvidos com a União Portuguesa dos Paraquedistas. Além disso, haverá audioguias em quatro línguas, óculos de realidade virtual, ecrãs interativos e merchandising.
A maior fatia do investimento, cerca de 450 mil euros, será aplicada na adaptação das instalações. O restante destina-se ao projeto museológico e museográfico e à aquisição de equipamentos tecnológicos.
Para Fernando Freire, o futuro centro “não só preserva a memória de uma das forças mais emblemáticas das Forças Armadas, como cria um espaço pioneiro de turismo militar que vai contribuir para a economia local e para a coesão territorial”.
Sobre este centro interativo, O Templário deu a conhecer o projeto em 3 de julho de 2024. Previa-se que o centro abrisse ao público até final de 2025. Veja aqui a notícia na íntegra: