O Templário

Santarém quer saber quantas árvores existem em espaço público para uma melhor gestão do arvoredo

Santarém quer saber quantas árvores existem em espaço público para uma melhor gestão do arvoredo

No âmbito do projeto “Territórios Inteligentes – Aquisição de Plataformas Verticais e Serviços Associados”, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), o Município de Santarém vai dar início, esta semana, à elaboração do inventário da estrutura arbórea Municipal. Esta ação, que deve durar três semanas, visa cumprir as exigências do Regime Jurídico de Gestão do Arvoredo Urbano, que obriga os municípios a realizar um levantamento completo das árvores em espaços públicos e privados pertencentes ao Município.

Este inventário traduz-se numa ferramenta crucial para a gestão sustentável do arvoredo urbano e será realizado através da identificação, caracterização e registo das árvores presentes nas áreas urbanas de Santarém. No final do processo, os dados vão ser disponibilizados numa plataforma eletrónica, em regime de dados abertos, garantindo transparência e facilitando o acesso da população à informação sobre o estado e a distribuição das árvores no Município.

De referir que, a realização deste inventário tem um caráter estratégico, visto permitir uma gestão mais eficaz do arvoredo urbano, promovendo a saúde ambiental da cidade e facilitando futuras intervenções para a preservação e valorização da estrutura verde urbana.

Reconhecendo a sensibilidade deste tema para os cidadãos, a Autarquia comunica que os trabalhos podem ocasionar alguns constrangimentos temporários em determinadas áreas da cidade. Nesse sentido, a Câmara Municipal vai informar regularmente a População sobre o andamento da ação, utilizando os canais de comunicação habituais, e solicita a compreensão de todos para eventuais inconvenientes causados durante a execução das atividades.

Fonte: CMS

Exit mobile version