Site icon Jornal O Templário

Roteiro Religioso do Concelho da Sertã apresentado como “obra pioneira” na região

1J7A2418
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements

O Roteiro Religioso do Concelho da Sertã foi apresentado no dia 27 de setembro último, na Igreja Paroquial do Nesperal. Esta sessão, integrou as comemorações do Dia Mundial do Turismo, e contou com a presença de vários convidados e da população local.

O momento simbólico da edição foi aproveitado pelo presidente do Município da Sertã para destacar “a importância deste trabalho, que reforça e potencia a aposta do executivo autárquico no turismo e na divulgação, defesa e salvaguarda do património religioso e cultural do concelho”.

Sublinhando “a qualidade gráfica e visual do roteiro e o seu rigor histórico e científico”, Carlos Miranda não tem dúvidas em afirmar que a Sertã “possui agora um instrumento muito útil e que cumpre a importante missão de dar a conhecer, não só aos turistas, mas a toda a população em geral, a riqueza e singularidade guardada nas nossas igrejas e capelas”. O presidente do Município da Sertã justificou também a escolha da Igreja Paroquial do Nesperal para esta sessão solene, classificando-a como “um dos nossos maiores tesouros artísticos” e lançando o repto para que “todos possam agora conhecer melhor os 79 templos religiosos existentes no concelho”.

Rui Pedro Lopes, responsável pela elaboração do roteiro, fez uma apresentação geral do documento e explicou os motivos subjacentes à sua edição. Lembrou ainda a “relevância deste tipo de publicações”, que “nos convocam a olhar mais de perto e com outra atenção para o nosso património”. Para o jornalista e investigador, os templos religiosos são “uma das expressões máximas da fé de uma população” e, portanto, não “estamos apenas diante de um objeto artístico, mas de um símbolo, que encerra uma história e tem um significado para a comunidade que o edificou”.

O Roteiro Religioso do Concelho da Sertã pode ser adquirido (3,51€) no Posto de Turismo, situado na Vila da Sertã.

 

 

Advertisements
 
 
   
Exit mobile version