No passado dia 13 de outubro, os carvalhos-cerquinhos (Quercus faginea Lam) “Professor Jorge Paiva”, no jardim da Biblioteca Municipal de Tomar Dr. António Cartaxo Da Fonseca, e de Carregueiros, na EN113, foram classificados arvoredo de interesse público pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), com a publicação em Diário da República da sua classificação. Estas duas classificações resultam de requerimentos efetuados em 2019 e 2020 ao ICNF pela 30POR1LNHA-Associação Sociocultural e Ambiental.
Já em setembro de 2020, um carvalho-cerquinho localizado na praia fluvial da Pedreira tinha sido classificado de interesse público. Assim sendo, nos anos de 2020 e 2021 foram classificados três carvalhos-cerquinhos no concelho de Tomar, passando a ser o concelho no país com maior número de classificações da espécie. São eles o carvalho “Professor Jorge Paiva”, o carvalho de Carregueiros e o carvalho da Pedreira.
Mais carvalhos-cerquinhos de grande porte existem com características de poderem vir a ser classificados de interesse público e beneficiarem de proteção legal, tanto no concelho de Tomar como no Centro e Oeste do país. Assim, neste sentido a associação 30POR1LINHA juntamente com outros parceiros, tem vindo, desde 2019, a proceder à identificação e caracterização destes carvalhos.
Como resultado deste trabalho foi publicado em 2020 o artigo “Carvalhos-cerquinhos de grande porte dos concelhos da Batalha e de Tomar como embaixadores dos bosques de Quercus faginea Lam. (cercais) na zona centro de Portugal”, na revista Lucanus encontrando-se disponível na seguinte ligação: https://www.lucanus.cm-lousada.pt/2020/11/27/carvalhos-cerquinhos-de-grande-porte/
A 30POR1LINHA e os seus parceiros têm a expetativa futura de que sejam classificados de interesse público mais carvalhos-cerquinhos de grande porte. Do mesmo modo, seria importante que também a espécie Q. faginea possa usufruir no futuro de uma proteção legal semelhante ao sobreiro e à azinheira. Isto porque, do ponto de vista de conservação da natureza, esta espécie tem um elevado valor para a biodiversidade dos habitats naturais.
atrintaporumalinha@gmail.
Fonte: 30POR1LINHA