Site icon Jornal O Templário

Quer conhecer a Vaca-ruiva?

FDS VR Tomar 2
Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements
Este ano, o fim-de-semana da Vaca-ruiva regressa nos dias 15, 16 e 17 de julho, datas em que se realizam 6 atividades programadas em 4 distritos distintos.Todas as atividades serão dinamizadas por diferentes monitores da Rede de Embaixadores, com o intuito de dar a conhecer a vaca-ruiva e os seus habitats aos cidadãos portugueses.
A Associação 30POR1LINHA preparou uma atividade para o dia 16 de julho junto à Ponte de Peniche, em Tomar, entre as 19h30 e as 22h30.
As inscrições podem ser feitas aqui:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfbmFDBgtUkC77-KL5Q23teSZrUE6EzuY6swPbsLbrccUd81g/viewform
Mais informações aqui:
http://www.vacaloura.pt/2o-fim-de-semana-da-vaca-ruiva/

 

Este projeto de ciência cidadã é coordenado pela Associação Bioliving em parceria com a Unidade de Vida Selvagem do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, com a Sociedade Portuguesa de Entomologia e com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

O objetivo é compilar e organizar a informação enviada pelos cidadãos sobre a distribuição e estado das populações dos escaravelhos da família Lucanidae em Portugal, de forma a averiguar o estado de conservação das espécies na sua área de distribuição.

O projeto tem uma forte componente de educação ambiental, que pretende disseminar e sensibilizar para a importância da madeira morta nos ecossistemas florestais, da biodiversidade associada a estes habitats e de como todos juntos podemos ajudar a conservar estes ecossistemas.

No caso da 30POR1LINHA, o foco tem estado na vaca-ruiva (Lucanus barbarossa). A nível científico conhece-se pouco sobre esta espécie sendo a sua área de ocorrência a nível mundial  restringida a Portugal, Espanha, sul de França e Norte de África.
Advertisements
 
 
   
Exit mobile version