Site icon Jornal O Templário

Sabia que Abrantes tem um hotel para insetos?

351577428 3374861879435351 8614609708020714580 n

Foto: Rosário Silvares Madrinha

Widget dentro do artigo  
 
   
Advertisements
Advertisements
A Câmara Municipal de Abrantes inaugurou no Dia Mundial do Ambiente, que se assinalou no passado dia 5 de junho, o novo Hotel de Insetos, situa-se no Jardim do Castelo de Abrantes. Foi uma das atividades do programa do município para assinalar a data.
A instalação de hotéis de insetos pode contribuir para conservar a biodiversidade local e promover o aparecimento de insetos benéficos em zonas urbanas.

Hotel de insetos: O que se pretende atrair?

Segundo o site cienciaviva.pt, geralmente os hotéis de insetos são criados para atrair insetos polinizadores e insetos auxiliares.
Se a escola tiver uma horta, irá ser beneficiada com a presença destes seres vivos, já que insetos como as abelhas-solitárias e borboletas irão polinizar as plantas existentes na horta, e insetos como a joaninha e crisopas irão contribuir para o controlo biológico de pragas, ao se alimentarem de afídios que são prejudiciais às plantas.
Neste momento a consciência da sociedade para o problema do desaparecimento das abelhas (e outros polinizadores) está a crescer. São várias as estratégias para tentar travar esta tendência, como a criação de corredores verdes que atravessam as cidades, a restauração de habitats silvestres que envolvem os campos agrícolas, a redução do uso de pesticidas, etc..
Uma das estratégias que está em crescimento é a instalação dos chamados hotéis de insetos em áreas urbanas. Vários estudos mostram que estas estruturas associadas a áreas verdes com plantas silvestres (que asseguram a disponibilidade de alimento) promovem o aumento da biodiversidade local.
Advertisements
 
 
   
Exit mobile version