Chegou hoje de manhã à região do Médio Tejo o primeiro autocarro da missão humanitária organizada pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), que contou com a colaboração do CHMT – Centro Hospitalar do Médio Tejo.
Foram seis dias de viagem até à Polónia e de regresso a Portugal, com as emoções à flor da pele e debaixo de condições atmosféricas adversas. Mas o esforço compensou e chegaram em segurança os mais de 40 cidadãos de nacionalidade que encontraram em Portugal um porto seguro do conflito armado que assolou o seu país.
A chegada do primeiro autocarro ao Pavilhão dos Desportos em Torres Novas, onde as diversas entidades envolvidas nesta missão humanitária, voluntários e, também, uma equipa de profissionais de saúde do CHMT aguardavam a comitiva com uma missão de acolhimento preparada. Sabendo de antemão de toda a ajuda que será necessária para a sua integração, foram vários os profissionais do CHMT que também se prontificaram a ajudar, doando diversos bens – como roupa, calçado, brinquedos, fraldas, entre outros – para tornar menos duros estes primeiros dias no nosso país destes cidadãos ucranianos.
A equipa desta primeira caravana humanitária do Médio Tejo, composta pela enfermeira do CHMT, Lyudmyla Belmeha, e os três motoristas Victor Silva, Rui Pereira e Nelson Rodrigues, trazia impresso no rosto o cansaço, mas, também, a satisfação do dever cumprido
.
A comitiva portuguesa traz, no entanto, uma doce recordação desta missão: “???????????????? ???????????? ???????????????????????????????? ???????????????? ????????????????????????????????????, ???????????????????? ???????????????????????????????? ???????????????????????????????????????? ????̀???? ????????????????????????̧????????”, conta Vítor Silva. “???????????? ????????????????????, ???????? ???????????????? ????????????????, ????????????????????????????????????-???????????? ???????? ????????????????????????????????̂????. ???????????? ???????????????????? ????????????????????????̧????????????, ???????????????????????? ???????????? ???????????????????????????????????????? ???? ???????????? ???? ????ã???? ???????????????????????? ???? ???????????????????????????????????? ???????? ???????????? ???????????????????????? ???? ????????????????????!”, recorda o motorista.