Site icon Jornal O Templário

Tiago Silva: Um verdadeiro exemplo de superação humana

Sílvia Silva escreve na sua página do facebook um texto sobre um dos seus filhos, Tiago Silva que apelida «MINI MÁQUINA: UMA BIOGRAFIA NÃO AUTORIZADA»
Pelo exemplo de superação, de coragem e muita determinação republicamos aqui o referido texto, e que nos sirva de inspiração para o próximo ano que se avizinha. Nem o céu é o limite, quando das fraqueza fazemos as nossas forças… Parabéns Sílvia pelo filho que tem, e parabéns Tiago por seres um grande exemplo para todos nós.
Isabel Miliciano
“Ah, o Tiago Silva!
19 anos de pura determinação, humor afiado e liga metálica de última geração. Nasceu sem pernas, mas ficar parado?! Está quieto! Isso não é com ele. Preferiu transformar-se no 𝗥𝗼𝗯𝗼𝗰𝗼𝗽 𝗱𝗮𝘀 𝗽𝗶𝘀𝗰𝗶𝗻𝗮𝘀, versão upgrade com turbo e resistência à água.
Com próteses que parecem saídas diretamente de uma fábrica da 𝗠𝗮𝗿𝘃𝗲𝗹, o Tiago faz mais quilómetros do que qualquer um de nós com pernas de carne e osso. Enquanto os amigos dizem “vou dar uma volta a pé”, ele já está a planear trocar os pés por rodinhas ou, quem sabe, por um motor elétrico. “Caminhar é para humanos, eu sou uma espécie de 𝗧𝗲𝘀𝗹𝗮 𝗮𝗺𝗯𝘂𝗹𝗮𝗻𝘁𝗲 e a piscina é a minha autoestrada”, diz ele enquanto dá uma piscadela de olho!
No centro de alto rendimento, onde reside, e na faculdade, onde estuda, é conhecido como “𝗠𝗶𝗻𝗶 𝗠á𝗾𝘂𝗶𝗻𝗮”. Ele não caminha pelos corredores, ele exibe-se como se fosse um desfile de 𝗙ó𝗿𝗺𝘂𝗹𝗮 𝟭. Já me disseram que, se colocarem faixas no chão, ele faz “𝙥𝙞𝙩 𝙨𝙩𝙤𝙥” nos intervalos das aulas.
E na natação adaptada? É um verdadeiro 𝗧𝗿𝗮𝗻𝘀𝗳𝗼𝗿𝗺𝗲𝗿 𝗮𝗾𝘂á𝘁𝗶𝗰𝗼. Quando ele entra na piscina, os colegas nem sabem se é justo competir com ele. A água separa-se só para o ver passar, o cronómetro congela de medo e ele dispara como um torpedo. É o “𝗙𝗹𝗮𝘀𝗵 𝗱𝗲 𝗖𝗮𝗿𝗯𝗼𝗻𝗼”.
Mas o mais incrível no Tiago é a atitude. Enquanto uns ainda discutem se vão ao ginásio ou não, ele já está de “pé”, a fazer abdominais e a ajustar os parafusos dos joelhos como se fosse um mecânico de alta competição. “Se a vida me dá limões, eu ponho-os na mochila e treino com peso extra”, diz ele, sempre pronto para o próximo desafio.
E claro, o humor nunca falta. Um dia, alguém lhe perguntou se ele já estava a preparar-se para os 𝗝𝗼𝗴𝗼𝘀 𝗣𝗮𝗿𝗮𝗹í𝗺𝗽𝗶𝗰𝗼𝘀, e ele respondeu com um sorriso: “Os jogos? Eu já estou é a treinar para ser o novo 𝗔𝗾𝘂𝗮𝗺𝗮𝗻 – com ou sem tridente!
O Tiago é assim, o super-herói de carne, osso e titânio, que transforma desafios em piadas e metas em conquistas. Se ser o Robocop é impressionante, ser o Tiago – com essa garra, piada e estilo – é ser uma lenda.
Diz a mamãe orgulhosa!
Texto e Vídeo de Sílvia Silva

 

 

Exit mobile version