Tomar: Mercado grossista vai mudar para a FAI, mas nem todos concordam
Vendedores do mercado municicpal compravam no largo do mercado, os produtos que vendiam nas suas bancas. Agora têm que ir à FAI buscar os produtos.
A Câmara Municipal de Tomar decidiu mudar para a FAI (para o espaço de estacionamento das oficinas da FAI) o mercado grossista que decorre duas vezes por semana (à segunda e quinta-feira), no largo do Mercado Municipal.
Segundo informação do presidente da Câmara, na sessão do executivo desta segunda-feira, em resposta ao vereador Tiago Carrão (PSD), que questionou a maioria socialista sobre esta decisão, a mudança do mercado grossista foi pensada e muito refletida pelos hipotéticos constrangimentos ou dificuldades que pudesse causar aos vendedores do mercado municipal. O objetivo da mudança prende-se com a necessidade de permitir o estacionamento de carros no largo do mercado (bolsa importante de estacionamento dentro da cidade) durante mais dias da semana, ficando apenas interdito ao estacionamento à sexta-feira.
Tiago Carrão referiu que dos contactos que realizou com os vendedores do mercado, nenhum mostrou agrado pela mudança, a qual vai causar não só constrangimentos, mas grandes dificuldades aos vendedores mais velhos (que são os que vão ainda mantendo o mercado vivo diariamente), têm que se dirigir à FAI para obter os produtos para venda, implicando transporte e outras dificuldades.
Hugo Cristóvão afirmou que por norma, a mudança causa sempre rejeição, e que muitos vendedores não cumprem o regulamento do mercado municpal, porque fazem da sua banca também armazém, o que não devia acontecer, pois segundo o mesmo regulamento, os vendedores deveriam, diariamente, deixar as bancas sem produtos.
Por outro lado, a FAI tem ainda a vantagem de ter só uma entrada, o que permitirá um maior controlo sobre quem vai abastecer-se ao mercado grossista, que de acordo com o seu regulamento só podem ser adquiridos produtos para revenda, concluiu o presidente da Câmara.
Outro dado, que mereceu algumas críticas da oposição, foi o facto do aviso da mudança ter sido afixado no mercado municipal poucos dias de antecedência da data da mudança.
O próximo mercado abastecedor (grossista) que se realiza na próxima quinta-feira, será já no espaço da FAI.
A maioria socialista, na câmara, garantiu ainda que está disponível para dar todo o apoio possível aos vendedores do mercado municipal após a mudança, tendo sido já decidido que o mercado vai estar aberto neste período do dia para apoio aos referidos vendedores.
[…] Tomar: Mercado grossista vai mudar para a FAI, mas nem todos concordam […]