Na véspera das eleições autárquicas, Tomar recebe Mostra de Vinhos «Tejo a Copo»
No dia 11 de outubro, no Vila Galé Collection Tomar, das 15h30 às 20h30.
Nada melhor para um dia de reflexão (véspera das eleições autárquicas), que juntar os tomarenses, entre candidatos e apoiantes, numa mostra de Vinho, «O Tejo a Copo», no Vila Galé, e que segundo a organização já é um marco no calendário de eventos nacionais. Iniciou-se na capital do gótico, em Santarém, tendo, no ano passado, dado o salto para uma segunda edição anual, na cidade templária. Com uma adesão acima das expectativas e depois de já realizado a edição de escalabitana deste ano, volta agora para uma segunda edição em Tomar, com data marcada para sábado, dia 11 de outubro, entre as 15h30 e as 20h30, no mesmo local do ano passado: Vila Galé Collection Tomar – situado na Rua Santa Iria, n.º 8. Um evento com chancela e organização da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo), em parceria com a Câmara Municipal de Tomar, e com o apoio do grupo Vila Galé.
“No ano passado a cidade e os enófilos que marcaram presença ficaram rendidos ao evento, que revelou ter sido um sucesso. Com mais de 700 pessoas, em casa cheia, a felicidade marcava os rostos dos presentes, de produtores a consumidores. Foi entusiasmante ver algumas famílias no evento, que, além do vinho, proporcionou alguns apontamentos gastronómicos, da autoria do Vila Galé Collection Tomar – aberto recentemente na cidade templária e que foi “casa” desta iniciativa.”, afirmou Luís de Castro em jeito de balanço.
O TOMAR um Tejo a Copo 2025 tem mais duas razões para uma visita. A edição deste ano soma mais dois produtores, totalizando 26 agentes económicos que ali vão mostrar e dar a provar os seus Vinhos do Tejo – 100% produzidos na região e certificados pela CVR Tejo, ostentando selos de garantia de qualidade DOC do Tejo ou IG Tejo.
Produtores do concelho de Tomar e da região que vão marcar presença:
Adega Casal Martins, Adega da Gaveta, Casal das Freiras, Herdade dos Templários, Pedro Sereno, Quinta da Alba, Santos & Seixo e Solar dos Loendros. Aos “templários” juntam-se produtores dos vários cantos da região do Tejo, como Adega de Almeirim, Adega do Cartaxo, Alveirão, Casa Cadaval, Casal da Coelheira, Casal do Conde, Casa Paciência, Companhia das Lezírias, Enoport Wines, Lindeborg Wines, Quinta da Alorna, Quinta da Atela, Quinta da Badula, Quinta da Lapa, Quinta da Lagoalva, Quinta de Penegrais, Quinta do Casal Branco e SIVAC.
Do programa fazem ainda parte provas de vinhos comentadas pelo sommelier, consultor e embaixador dos Vinhos do Tejo Rodolfo Tristão.
A entrada no TOMAR um Tejo a Copo 2025 é livre, mas o acesso à degustação dos vinhos implica a aquisição do copo oficial, no valor de €5,00, e feita à entrada do evento. As provas comentadas são gratuitas, mas de inscrição obrigatória, feita ao momento, por ordem de chegada. Porque o vinho pede comida, o restaurante do Vila Galé Collection Tomar vai assinar os petiscos do TOMAR um Tejo a Copo 2025. A animação musical vai ficar a cargo do DJ Fernandinho, já “residente” nos eventos Tejo a Copo.
E quanto a política, vinho à parte, é dia de reflexão e o melhor conselheiro é, sem dúvida, um copinho banco ou tinto, verde ou seco, de acordo com o gosto de cada um. Vamos lá ao «Tejo a Copo» conhecer do que melhor se faz na região, em matéria de vinhos, e já agora afagar as mágoas, porque o dia seguinte vai ser duro para alguns.